sábado, 24 de agosto de 2013

Piauí participa de leilão com 32 projetos de energia eólica

Parque Eólico Pedra do Sal (Foto: Thiago Amaral)
A Empresa de Pesquisas Energéticas do Governo Federal realiza, nesta sexta-feira (23), o leilão de energia de reserva 2013, para contratação de usinas eólicas em vários estados brasileiros. O Piauí é o quinto estado com mais projetos, e conta com 32 empreendimentos eólicos cadastrados para o certame.
O leilão acontece às 10h, e será realizado, via internet, com operacionalização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo. O certame poderá ser acompanhado pelo site da CCEE (www.ccee.org.br).

O Estado deve gerar, em 2015, até 943 MW de energia provenientes dos ventos, esse valor equivale à produção de quatro barragens de Boa Esperança. Segundo o governador Wilson Martins, o Piauí esta cada vez mais presente nas negociações envolvendo o setor energético do país. “Até o final do ano, o Estado irá participar de mais três leilões nas áreas de mineração e energia. Temos empresas nacionais e internacionais que estão investindo na região, o que irá trazer diversos benefícios locais de médio e longo prazo para o Estado”, afirmou.

Entre os três maiores recentes investimentos no Piauí, apenas o Parque Eólico Pedra do Sal, da Tractebel, já se encontra em operação. Localizado no litoral do estado, a usina abastece a rede com 17MW de energia, mas uma segunda fase de ampliação do parque, que se encontra em fase de licenciamento ambiental, eleva sua capacidade instalada para 90MW.

Além do Parque Eólico Pedra da Pedra, que teve um investimento inicial de R$300 milhões, outro projeto no litoral do estado da empresa Ômega Energia já está na fase de implantação e vai abastecer a rede com 70MW de energia. Da mesma forma, o planejamento do parque contempla uma segunda fase de expansão com mais 60MW. "A empresa espera investir no estado, nos próximos quatro, cinco anos, cerca de R$4 bilhões.

 Por Wilson Junior para o Jornal da Parnaíba | Por Mírian Teles

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...