quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vende-se

Aniversariando amigas do blog no face

Rosiane Sales
Fátima Menezes
Registramos com muito carinho o aniversário de Fátima Menezes e  Rosiane Sales. Na elevação deste dia o blog Voz de Ilha Grande deseja a vocês um  feliz aniversário. Que todos os sonhos sejam realizados e todos os desejos alcançados.

Parabéns um feliz aniversário, com muita saúde, felicidades, prosperidade, e vitórias. Que Deus proteja sempre você!

BRINCADEIRA!: IDH – Índice de Desenvolvimento Humano(?!!!)

Por Benedito Gomes(*)
Em pesquisa que acaba de ser divulgada pela ONU – Organização das Nações Unidas, dos 50 municípios do Brasil com o pior IDH, 11 estão no Piauí.
A população destes municípios teve nos últimos 20 anos um Índice de Desenvolvimento de 30%, quer dizer, 1,5% ao ano de melhora nas áreas da Educação, na Cultura, Financeira, enfim, a média mensal é quase igual a zero.
Quando esta enxurrada de povoados passou à condição de cidades, alguém disse que era  divisão da miséria. Acertou em cheio: Prefeitos que foram eleitos e passaram a administrá-las  não tiveram a menor preocupação com o povo, somente com amigos e familiares.Eles ficaram ricos e a miséria foi dividida só entre os próprios miseráveis.
Aliás, a ONU deveria  fazer uma pesquisa de IDH nas famílias que dirigiram tais  municípios nos últimos 20 anos. E iria constatar que a maioria saiu de uma velha D-10 para uma frota de Hilux, carretas, fazendas etc... mesmo com salário de R$ 7.000.00 a R$ 8.000.00 nil reais, que é o que ganha um Prefeito de uma das cidades acima. Sem se falar que seus familiares tem padrão de vida de 1° mundo.
E é porque cada município tem um Poder Legislativo, para falar em nome do povo, defendê-lo e, acima de tudo,  fiscalizar as ações do Poder  Executivo.
Está provado que onde o dinheiro Público é bem aplicado o IDH não faz vergonha. Se o Legislativo é o tribunal de contas do Município e ainda existe Prefeito que desvia o dinheiro público, é porque existe Câmara que apoia. É conivente, portanto. É a  minha opinião.
Benedito Gomes
Contador - UFPI
Edição/Voz de Ilha Grande

FLAGRANTE - Cachorrada na Praia da Pedra do Sal

Turistas e banhistas tiveram mais uma vez que dividir espaço na orla da Praia da Pedra do Sal com animais de pequeno porte. Eles transitam normalmente pelo lugar, sob o olhar complacente de proprietários . UMA VERGONHA ... 







Fonte/Blog do Pessoa
Edição/Voz de Ilha Grande

terça-feira, 30 de julho de 2013

Justiça reúne provas técnicas sobre a morte da jovem Talia

As investigações realizadas sobre o caso de Talia Cristina Araújo dos Santos, 15 anos, encontrada morta após estrangulamento, no começo de julho, no Santuário Mãe dos Pobres, município de Ilha Grande do Piauí, estão afunilando.
No início do inquérito policial haviam muitos suspeitos devido à ausência de testemunhas. Diante da crueldade e uma ligação recebida pela adolescente, algumas hipóteses foram destacadas como gravidez e crime passional. Até  mesmo o pai da menina foi considerado suspeito, mas foi descartado junto com outras suposições.

Os objetos utilizados por Talia naquela noite como capa do celular e roupas foram levados para serem periciados por especialistas na capital do Piauí. 

O resultado foi apresentado para a promotoria de justiça e resta somente um documento para comprovação do autor do crime. 

A informação não pode ser divulgada para não comprometer as averiguações. Quase um mês após o crime, as elucidações estão se encerrando por conta das provas técnicas adquiridas.
Daniel Santos/Proparnaiba

Liga Desportiva de Ilha Grande


BOM DIA GALERA!!!
Resultados do final de semana do 3º Copão dos Campeões de Futebol Amador de Ilha Grande-PI.
Realizaão: Departamento de Desporto e Lazer.
Apoio: Liga Desportiva de Ilha Grande-LDIG
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Ilha Grande-PI.

sábado dia 27/07 no campo do C.S.R.
Piranhas 2 x 2 Vassouras

Domingo dia 28/07 no Campo do C.S.R.
São Paulo 1 x 1 São VIcente

próximo jogo
domingo dia 04/08 às 15:45hs no Campo do C.S.R. de Morros daMariana
Garotos X Juventus

só lembrando que o jogo entre Galático x Rebanco foi adiado!!!

Banda SwingMassa

Participação da banda swingmassa no XVI São João da Mariana.Confira os clikes.
Fotos/Gilson Andrade

Gabinete do vereador Edmar


" Bom dia amigos@ do mundo virtual... agora pela manhã, a convite da Prefeitura Municipal, participarei de uma audiência pública na Câmara Municipal de Ilha Grande (9:00h), para apresentação do Plano Plurianual (PPA)...O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvos, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

Justiça reúne provas técnicas sobre a morte de Talia

As investigações realizadas sobre o caso de Talia Cristina Araújo dos Santos, 15 anos, encontrada morta após estrangulamento, no começo de julho, no Santuário Mãe dos Pobres, município de Ilha Grande do Piauí, estão afunilando.
No início do inquérito policial haviam muitos suspeitos devido à ausência de testemunhas. Diante da crueldade e uma ligação recebida pela adolescente, algumas hipóteses foram destacadas como gravidez e crime passional. Até mesmo o pai da menina foi considerado suspeito, mas foi descartado junto com outras suposições.
Os objetos utilizados por Talia naquela noite como capa do celular e roupas foram levados para serem periciados por especialistas na capital do Piauí. O resultado foi apresentado para a promotoria de justiça e resta somente um documento para comprovação do autor do crime. A informação não pode ser divulgada para não comprometer as averiguações. Quase um mês após o crime, as elucidações estão se encerrando por conta das provas técnicas adquiridas.
Daniel Santos para o Proparnaiba.com 

As férias de julho, os turistas e as moças velhas


Por:Antônio de Pádua Marques(*)
Pelo tempo em que se ouve falar de desenvolvimento do turismo no Piauí já era tempo de se ter aprendido e até estar ensinando pra aqueles que nunca ouviram ou viram falar desse bicho, desse negócio. Porque pelo adiantado do tempo e da hora, ou aprender a fazer turismo é impossível ou é, como se dizia no meu tempo com a matemática, “é bicho difícil de entrar na minha cabeça”, sem a menor condição de dar certo. Porque certo mesmo é que terminou o mês de julho e o muito prometido pelo governo sobre uma programação ficou naquela do “ninguém sabe e ninguém viu”.
Não é difícil de entender a causa de muitos, mas muitos mesmos, vizinhos da Parnaíba terem se mandando neste último período pra outras regiões até mais distantes, mas que oferecem maior nível de conforto e diversidade nesta temporada de meio de ano. Porque se depende de programação oficial, dessas feitas dentro de gabinete de governo,o turismo e seus atrativos nunca vão sair do peixe frito com feijão misturado com arroz na beira da praia. Porque a uma altura dessas, falar de camarão é igual ofender a mãe.
Não entra na cabeça de ninguém o Piauí, com todos os atrativos naturais de beira de mar, estar ainda, como se dizia no meu tempo de menino de calças curtas, na cartilha do abc quando se fala de turismo. É uma falta de criatividade sem tamanho, uma mesquinhez, uma improvisação. E tudo isso faz com que mais dia menos dia a gente fique atrasado a ponto de cidades bem menores, dentro no Nordeste nos passarem em ofertas de atrativos turísticos. Cidades minúsculas, muitas até do tamanho de bairros de Parnaíba.
Eu só queria entender porque o turismo como negócio não dá sinais de progresso nessa região do Brasil. E olhe que tem estado vizinho nosso onde esta atividade já está se saturando. Nem mesmo essa circunstância dá sinais de que a coisa está mudando pelo lado de cá. Por que o Piauí, dentro do Nordeste, cercado e coberto por malha viária, seja aérea ou terrestre, coberto por linhas de comunicação, inclusive as mais modernas, não dá sinais de que quer sair do atraso? Que diabos será isso, meu Deus do Céu? Será que nós somos a raça escolhida pra suportar este peso do atraso pelo resto da vida? Que mal nós devemos ter feito de tão grave?
Porque anos e anos se passam e nós estamos sem norte, sem expectativa, sem ambição para alcançarmos um degrau sequer de progresso. E olhe que rodeados de outros estados, economias mais fortes, dinamismo, índices de desenvolvimento humano e outros tantos elementos. Passou o mês todinho e nós aqui, esperando que alguém viesse trazer uma notícia boa, nos acenasse com a possibilidade de que o turismo iria chegar com todas as suas características como, maior população visitante, entrada de capital em todos os setores da atividade e por aí vai.
Ao que parece ainda não será dessa vez que a atividade turística vai dar sinais de por aqui tentar uma vaga em alguma pousada. Porque o próprio governo não tem conhecimento do que seja esta atividade. Ou não tem conhecimento ou não tem vontade política. Ou ainda as duas coisas juntas. Porque nós estamos cansados de passar vergonha com nossos amigos, parentes, convidados e até convidados de nossos parentes que moram fora e que de tanto ouvirem falar do delta do Parnaíba e as praias aguçam a curiosidade de conhecer este tal de Piauí. Mas está difícil.
Porque o Piauí como produto turístico ficou difícil de vender. Ora, se ficou difícil de vender de porta em porta, em casa de parentes e conhecidos, de forma doméstica, quase artesanal, assim como quem vende tapioca, imagine no alto varejo e no atacado. Eita só que mercadoria ruim! Igual melancia, que quem compra quer ver como está dentro! E a gente que muitas das vezes tem que ciceronear este ou aquele amigo e os amigos de nossos amigos ou parentes, acaba passando vergonha. Isso pra quem tem porque pra quem não tem é mesmo que nada.
Porque mais um mês de julho acabou e a tal prometida programação, o tal calendário de atividades turísticas ninguém sabe e ninguém viu. Igual cabeça de bacalhau, que a gente ouviu falar, sabe que existe, mesmo porque não existe peixe sem cabeça! A continuar desse jeito a coisa vai continuar pior do que está. Porque os vizinhos estão se virando do jeito que dá para se virar. Estão dando um jeitinho de sair da idade da pedra.
A Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia estão feito aquelas moças que de tanto guardarem a virgindade pra um príncipe encantado acabam ficando velhas e feias. Acabam ficando moças velhas.
Antonio de Pádua Marques é jornalista e escritor.(*)

Esqueceram os problemas da Ponte Simplício Dias

Até na Câmara Municipal o assunto deixou de ser tema de debate. Depois que o vice-governador Zé Filho assumiu que a manutenção da Ponte é responsabilidade do governo do Estado; e que alguns vereadores disseram que havia a promessa das empresas responsável pelas Usinas Eólicas da Pedra do Sal poderiam se responsabilizar por isso, o assunto caiu no esquecimento e nada se fez, sequer o mínimo que seria tapar os buracos.
Daí o empresário João Maria Correia estar dando seu ponto de vista sobre a respeito da matéria, em sua página no facebook:

Ponte Simplício Dias. Precisa de vistoria, manutenção nos acessos e melhorar a iluminação. Em toda cidade as pontes são cartões postais e recebem pintura adequada e iluminação moderna...
PONTE SIMPLICIO DIAS... A nossa ponte, que nos leva a Ilha Grande de Santa Isabel, nos leva ao porto dos Tatús,( porto central para acesso ao Delta do Parnaiba), nos leva a cidade de Ilha Grande e nos leva para a nossa única praia, a praia da Pedra do Sal, a nossa ponte tão importante, ESTÁ ESQUECIDA E SEM MANUTENÇÃO. Todos nós, centenas de turistas, trabalhadores, todos nós passamos alí todos os dias e os mais velhos lembram que antes dela, era num batelão que os carros atravessavam o rio e as pessoas em canoas . A ponte, como tudo que é construido e principalmente dentro dágua, precisa de manutenção., verificação da estrutura.. a ponte precisa receber um piso novo (recapeamento) e é urgente, a reforma das duas entradas da ponte, que estão sofrendo desnivelamento. A falta de zelo pela coisa pública é tão grande, que até UM POSTE de iluminação. o primeiro do lado de parnaiba (no início da ponte ) está fincado torto(pendendo) e fica assim... Numa foto postal da ponte, tá lá o poste torto...
PS.:Com a palavra os representantes do Governo do Estado

OBSERVATÓRIO

Pedra do Sal
As autoridades ligadas ao setor turístico com certeza vão voltar a virar as costas, até o final do ano, para a “triste” praia da Pedra do Sal, onde mais uma vez improvisaram programação para a temporada de férias, mesmo sem dotarem o local de uma estrutura mínima.Pode ser que com a ampliação e sinalização da pista, prometidas pelo Governo do Estado, as coisas melhorem. Enquanto isso, a única praia parnaibana vai vivendo no seu abandono, suja e cheia de favelas.No final do ano devem fazer o “réveillon” e algum eventual campeonato de surf. E só. 

Fonte/(Coluna do Jornal "Tribuna do Litoral"
Nas bancas às quintas feiras)

Divulgado a lista dos participantes do Curso de Comunicação e Turismo em Parnaíba

126 comunicadores participam de Curso de Comunicação e Turismo em Parnaíba - Confira lista de selecionados‏

O resultado do processo seletivo para o Curso de Comunicação e Turismo Sustentável da Rota das Emoções foi divulgado nesta segunda-feira (29). Foram selecionados 126 participantes de 14 cidades dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Os selecionados devem fazer o credenciamento no local do curso (Hotel Delta Park – Av. Companheiro José Alfredo, 1075 – Bairro Cantagalo), em Parnaíba (PI), no dia 01 de agosto, a partir das 18h. Para efetivação da inscrição é necessário apresentar cópias do CPF e comprovante de residência.



O objetivo do curso é aprimorar e compartilhar sobre como a comunicação pode contribuir para o turismo sustentável na rota das emoções. Foram disponibilizadas vagas para radialistas, blogueiros, jornalistas e comunicadores populares. O curso é realizado pela CARE Brasil, com financiamento da União Europeia e apoio da Universidade Federal do Piauí e do Instituto Comradio do Brasil.

Clique aqui e confira a relação dos 126 selecionados.

Instituto Comradio do Brasil

OPERAÇÃO FÉRIAS ESCOLARES: 2ºBPM

 NO ÚLTIMO DOMINGO, DIA 28/07/2013, O EFETIVO DO 2º BATALHÃO SE FEZ PRESENTE NA PRAIA DA PEDRA DO SAL , ONDE ALI SE FAZIA PRESENTE UM GRANDE PÚBLICO, TURISTAS E PARNAIBANOS CURTINDO  AS BELEZAS DAQUELA PRAIA DO NOSSO LITORAL.  UMA BANDA LOCAL SE APRESENTOU E TUDO TRANSCORREU DENTRO DA NORMALIDADE.
 Pedra do Sal
 Show na praia

Fonte/Portal do Catita
Edição/Voz de Ilha Grande

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...