quinta-feira, 27 de junho de 2013

Realizada reunião do Conselho Consultivo da APA Delta do Parnaíba

No primeiro trimestre de 2013, aconteceu em Parnaíba mais uma reunião do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental – APA Delta do Parnaíba, com representantes dos três estados, Piauí, Ceará e Maranhão.  A Comissão Ilha Ativa (CIA) foi representada pelo técnico Fiorenzo Bonetta.
O Conselho é um espaço consultivo onde os representantes de diferentes instituições discutem as questões que ocorrem dentro da APA Delta do Parnaíba para ajudar na sua proteção.
DSC00153
Nesse ultimo encontro realizado aconteceu apresentação das atividades relevantes que ocorreram nos anos de 2010, 2011 e 2012, com finalidade de discutir a atual situação na APA. Como resultado percebeu-se que alguns pontos não foram atendidos, como as queimadas ocorrentes na região, a falta de recursos para o aterro sanitário e o fechamento de planos das prefeituras, embora a Lei aterro sanitário tenha um prazo final para fechar e sanar os lixões até agosto de 2014. Após esta data o funcionamento desses locais será considerado crime ambiental.  Na área da comunicação foi lembrada a não publicação do informativo da APA.
DSC00194DSC00183
 Segundo os representantes do Maranhão, poucas coisas foram resolvidas. A secretária do meio ambiente do município de Paulino Neves declarou que há recursos, mas faltam pessoas. O Piauí conseguiu atingir mais de 80% das metas estabelecidas. “O lixo de Ilha Grande será levado para Parnaíba e o lixão será saneado”, declarou os secretários da SEMAR estadual e municipal. O Ceará mostrou dificuldade em colocar em prática as metas. O próximo encontro acontecerá a eleição dos novos Conselheiros.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...