segunda-feira, 17 de junho de 2013

Projeto Ilha Verde: assessoria sistemática como meio de empoderamento pessoal

Desde março de 2013, a Comissão Ilha Ativa iniciou atividades de assessoria técnica nas comunidades dos Tatus e Pedra do Sal, no âmbito do Projeto Ilha Verde, que tem como objetivo fortalecer as comunidades agroextrativistas da Ilha Grande de Santa Isabel (PI) por meio da articulação em esforços de autogestão e práticas sustentáveis visando à Reserva Extrativista Cajuí.
DSC_0353
A assessoria técnica visa elaborar um plano de desenvolvimento com as atividades planejadas pelo grupo assistido durante o período de um ano, tempo de execução do projeto. Para tanto, estão sendo realizados encontros quinzenais entre equipe técnica, Fátima Crespo e Leandro Inakake, e os membros da Associação de Moradores dos Tatus e Grupo Produtivo de Bordadeiras da Pedra do Sal. Após o planejamento das atividades, os encontros continuarão visando o acompanhamento e avaliação sistemática das ações.
A metodologia usada nas reuniões de elaboração do plano de desenvolvimento associa o método dos 10 passos (BROSE, 2001) que depende do compromisso de cada associação e equipe técnica na construção de objetivos comuns sendo realizado passo a passo, onde a cada passo um ator provoca uma ação que leva a uma reação por parte do outro ator, e o método dos 11 passos do planejamento estratégico-participativo (SILVA, 2001) em que os pressupostos teóricos surgem de uma abordagem cuja principal característica é a busca de compreender a realidade, modificando-a.
Tatus - Ilha Verde - 002
O objetivo final da assessoria é o fortalecimento e profissionalização das organizações sociais da Ilha Grande de Santa Isabel. Como afirma a coordenadora do projeto, economista Fátima Crespo, “o empoderamento das pessoas é o principal objetivo da assessoria técnica realizada pela CIA, pois acreditamos que o crescimento pessoal é o caminho para o desenvolvimento do local de forma sustentável”.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...