terça-feira, 18 de junho de 2013

Embargo da ampliação do Parque Eólico da Pedra do Sal gera prejuízos incalculáveis

Parque Eólico da Pedra do Sal na Ilha Grande
Um Projeto de ampliação do Parque Eólico da Pedra do Sal foi embargado há mais de 30 dias, pelo Instituto Chico Mendes – ICMBio, sob a alegação de que o órgão estadual de meio ambiente (SEMAR) licenciou o projeto sem a anuência do órgão federal. Segundo o ICMBio, a SEMAR deveria ter submetido o projeto à sua análise para ser liberado ou não, por estar dentro de uma Área de Proteção Ambiental.

Parece mais uma disputa de poder entre os órgãos ambientais. Enquanto “eles” não se entendem, a sociedade paga o preço. A empresa responsável pelo projeto  deveria estar gerando 300 empregos diretos, mas já demitiu os contratados e ameaça abandonar a obra.

“As chances da obra sair de lá são de 80%. É um investimento grandioso, de 01 bilhão e 200 mil reais. O investimento total da Ômega vai gerar só de ICMS e ISS para a Ilha Grande e Parnaíba é da ordem de 280 milhões”, afirma Herbert Silva, prefeito da Ilha. ”Outro prejuízo: de combustível em Parnaíba os gastos eram da ordem de R$ 100.000,00 (cem mil reais), sem se falar nos peões que foram desempregados”, completa Herbert.


Herber Silva, prefeito de Ilha Grande do Piauí
O fato é que há toda uma polêmica acerca do Projeto. Afinal, a energia eólica causa impactos negativos ao ponto de ser impedida?

Sabe-se que a energia eólica é uma fonte de energia limpa, higiênica, ecológica e renovável, mas que também não implica que seu impacto no meio ambiente seja nulo. Embora as turbinas não usem nenhum tipo de combustível e não poluam durante sua operação regular, já houve alguns riscos que estão associados à sua construção e à sua operação.

Ao final, se fizermos  um balanço das vantagens e desvantagens da energia eólica para o meio ambiente, podemos dizer que embora a tecnologia eólica tenha suas desvantagens, a grande quantidade de vantagens que se tem, comparada com a geração de energia com combustíveis fósseis, faz com que a energia eólica seja uma grande tecnologia a favor do meio ambiente.

Principais vantagens da energia eólica: É inesgotável; Não emite gases poluentes nem geram resíduos; Diminui a emissão de gases de efeito estufa (GEE); são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado; criação de emprego; geração de investimento em zonas desfavorecidas.

Principais desvantagens: A intermitência, ou seja, nem sempre o vento  sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração; provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor. A instalação dos  parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem; impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração; impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43dB-A). As habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200m de distância.

Edição do Jornal da Parnaíba | Fonte Blog do B. Silva 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...