quinta-feira, 27 de junho de 2013

CIA participa da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

No dia 21 de junho, aconteceu em Parnaíba, no Colégio CEEP e Universidade Federal do Piauí (UFPI), a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento teve como abertura uma mesa-redonda com a participação do Secretario Estadual do Meio Ambiente Dalton Macambira, Secretaria do Meio Ambiente de Parnaíba, Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal do Piauí (UFPI), CARE e  representante dos Catadores de Lixo de Parnaíba (PI), IBAMA e a empresa de coleta de lixo do município de Parnaíba, SN Ambiental.
DSC00484
Os trabalhos foram iniciados com uma palestra sobre legislação ambiental, onde foi enfatizada a Constituição Federal com referimento ao art. 23 “O MEIO AMBIENTE SADIO E EQUILIBRADO É RESPONSABILIDADE PELO PODER PUBLICO E A SOCIEDADE CIVIL”. Também foi lembrado o prazo de agosto de 2014 para fechar e sanar os lixões, onde após esta data o funcionamento desses locais será considerado crime ambiental. Com a exibição de imagens mostraram um sistema organizado de coleta de lixo e separação do reciclável.
DSC00486
Representando a CIA, Fiorenzo Bonetta, evidenciou que as leis e os propósitos podem ficar na utopia se o poder municipal não aplica a política reversa, onde se inicia com a educação do cidadão a fazer separação adequada dos resíduos, coleta de resíduos de forma organizada, repassar informações adequadas e fiscalizar as ações. “Também não vejo solução imediata para atender o prazo estabelecido na lei para acabar com os lixões, pois a discussão se iniciou em 1999 e até hoje ainda nada foi feito. Resolver o problema por mais avançada tecnologia que se tenha e boa vontade, um ano ainda é pouco para resolver tudo isso”, declarou Fiorenzo.
DSC00476
Em seguida, houve a leitura e aprovação do Regime Interno da Conferência e a apresentação da programação e metodologia dos trabalhos. Os participantes foram divididos em quatro grupos por eixos temáticos para debater e realizar proposições: 1 – PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL; 2 – REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS; 3 – GERAÇÃO DE EMPREGO TRABALHO E RENDA; e 4 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
DSC00479
A integração das ideias se deu de maneira coletiva onde todos os participantes puderam analisar as propostas e votar pelas que se encontravam mais favoráveis para melhor condução dos resíduos sólidos nos municípios. Ao final, foram eleitos candidatos como representantes de delegados para etapa Estadual em Teresina, com a seguinte proporção: 50 % representantes da sociedade civil, 30% para instituições e 20 % para poder público. A CIA teve como delegado Fiorenzo Bonetta que representará a sociedade civil.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...