quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Rota das Emoções tem novos desafios para consolidação

Os Lençóis Maranhenses são um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais, além de pequenas comunidades ribeirinhas. Suas paisagens são deslumbrantes e impressionam os turistas fotos: divulgaçãoUm novo projeto intensificará e ampliará a qualificação das empresas do destino, com foco na certificaçãoA Rota das Emoções - roteiro integrado que une Ceará, Piauí e Maranhão - entra em uma nova etapa de preparação para consolidar-se como um destino turístico de destaque no Brasil. A partir do segundo semestre de 2012, o Sebrae irá executar uma série de ações para desenvolver e qualificar as empresas do roteiro, com o objetivo de aumentar, de forma sustentável, a competitividade do destino, estimulando, dessa forma, o fluxo nacional e internacional de turistas.A ideia do projeto, intitulado "Rota das Emoções e seus novos desafios", é implantar um processo contínuo de qualificação, abrangendo aspectos de estrutura, atendimento, gestão e sustentabilidade das empresas envolvidas com a atividade turística no território do roteiro. Além disso, a grande novidade é estimular a participação das empresas nos programas de certifica-ção em turismo disponíveis no Brasil, como o Bem Receber do Ministério do Turismo (MTur) e o Aventura Segura, da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta).A proposta é, ainda, assessorar as empresas para a busca de valores agregados aos seus produtos e serviços, fortalecer o empreendedorismo com foco no aprimoramento dos empreendimentos individuais, microempresas e potenciais empresários existentes na região, bem como consolidar o processo mercado-lógico junto aos mercados.A paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco do Delta do Parnaíba, no Piauí. O visitante conhece a região em passeios de voadeiras ou chalanas, com direito ao pleno contato com a natureza



Para isso, as empresas receberão orientação e capacitação em gestão, novas tecnologias e processos inovadores, além de ações para a conquista e ampliação de mercados. As atividades contemplam, ainda, aspectos que não dependem exclusivamente da empresa, mas de um esforço conjunto, através da cooperação e rede de parceiros.



O projeto surgiu da necessidade de superar alguns desafios apontados pelos próprios empresários e pelos técnicos do Sebrae. O primeiro deles é a informalidade que reina entre as micro e pequenas empresas do roteiro. Essas empresas são a maioria na região. Muitas delas, por estarem na informalidade, não atendem a critérios mínimos de qualidade exigidos pelos mercados, o que acaba tornando o roteiro menos competitivo em comparação a outros destinos.
Outro grande desafio das empresas será de antecipar as expectativas dos clientes e isso requer uma gestão profissional e inovadora. Também será preciso aprofundar o espírito de cooperação entre a classe empresarial e potencializar a rede de parceiros, tornando o roteiro integrado num bloco fortalecido perante sua concorrência, além de buscar soluções para os problemas relacionados com a infraestrutura regional e que afetam, diretamente, a atividade turística.
Jericoacoara é a porção cearense no conjunto da Rota das Emoções e oferece ao turista belezas naturais de encher os olhos, como a Pedra Furada



Empresas



Serão envolvidos no novo projeto 14 municípios dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão e a meta é atender a 1.178 empresas e potenciais empresários de diversos segmentos, como hospedagem, restaurantes, bares e similares, empresas de transporte turístico, agências de viagens, artesanato, cultura e esportes.
O projeto será executado até o mês de junho de 2015. Até lá, a expectativa é ampliar em 30% a oferta de produtos diferenciados oferecidos dentro da carteira da Rota das Emoções e aumentar em pelo menos 20% ao ano o número de operadores que vendem o destino Rota das Emoções tanto para o mercado nacional como internacional.
Mas, os resultados esperados não param por aí. O Sebrae pretende ampliar em 40% ao ano o número de novos empreendimentos atendidos pelos três Estados, elevar a formalização das micro e pequenas empresas em 25% ao ano, envolver 80% das empresas participantes nos programas de qualificação e certificação e aumentar em 20% por ano o número de clientes das agências receptivas parceiras que vendem a Rota das Emoções.


Barra Grande - Rua das pousadas

Construção integrada



Segundo a consultora do Sebrae para a Rota das Emoções, Karin Goidanich, o roteiro integrado já avançou muito nos últimos anos. Entretanto, é preciso mais. "É fundamental dar continuidade ao processo de construção integrada de uma inteligência de mercado competitiva e com foco no desenvolvimento regional. Para tanto, é necessário um grande esforço de qualificação e instrumentalização de inovações junto às empresas que formam a Rota, consolidando-a e inserindo-a em novos mercados", afirma.
De acordo com Karin Goidanich, a Rota das Emoções poderá ser muito procurada em função da grande visibilidade que a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas darão ao Brasil. Será o momento, então, de mostrar a esses turistas um roteiro integrado com empresas competitivas e com grande conectividade com as questões sociais e ambientais de sua região.
"Será uma oportunidade única para dar um salto de modernização, apresentando a capacidade brasileira de organização, sua força econômica para captar investimentos, além da diversidade do patrimônio natural e cultural. Tudo isso, se bem trabalhado, poderá transformar o País em um dos mais importantes destinos turísticos do mundo. Nesta perspectiva, a Rota das Emoções tem tudo para se destacar no leque de opções do turismo brasileiro", analisa.
A especialista acredita que a busca de maior destaque para a Rota das Emoções exigirá dos governos, da comunidade e dos empresários um grande esforço na promoção de melhorias e na implantação de padrões de qualidade para atender as exigências, especialmente dos turistas estrangeiros; e superar as expectativas dos muitos visitantes que buscarão o destino.


Praia da Barra Grande

Roteiro começou a ser trabalhado em 2005



Três destinos em um. Por isso a palavra que dá nome à rota está no plural. Ela remete à emoção de visitar três unidades de conservação ambiental num único roteiro, levando o visitante a ter contato com a cultura de três Estados do Nordeste brasileiro a partir do litoral.
Ao longo da rota, há dunas de areia branca, mar para banhos e/ou para a prática de esportes, lagoas e rios de águas cristalinas, recortes geográficos únicos, trilhas em áreas verdes, natureza com explosão de cores e sons, arte feita de fibras naturais, a beleza de pequenas cidades e sua gente hospitaleira. Ou seja, um conjunto de motivos para despertar muitas emoções.
A Rota das Emoções é um caso de sucesso, tanto para o Sebrae como para o Ministério do Turismo (MTur). Este roteiro integrou a primeira edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística, implantado em 2005 pelo Sebrae em parceria com o MTur.



Atuação



No período de 2006 a 2008, o Sebrae atuou na instalação da governança regional, formata-ção de novos produtos, melhoria na qualidade das estruturas e serviços, articulação produtiva entre os elos da comercialização do produto turístico, promoção dos destinos integrados e realização de pesquisas no mercado-alvo. Em 2009, a Rota das Emoções foi premiada, pelo MTur, como o melhor roteiro do Brasil.
Mas, o processo de melhoria não parou por aí. No período de 2009 a 2011, o Sebrae desenvolveu o projeto Rota das Emoções e sua Competitividade no Mercado, com o objetivo de aprimorar as ações de mercado nacional e internacional. Foi realizado um amplo trabalho junto aos empresários e, como consequência da iniciativa, muitas metodologias inovadoras foram desenvolvidas no destino.
Exemplo das ações foram a implantação de uma política comercial integrada, a introdução de princípios básicos de sustentabilidade nos meios de hospedagem, o desenvolvimento do conceito da Economia da Experiência num roteiro integrado, a criação de um canal digital de distribuição do produto e o trabalho sistematizado de comercialização junto ao mercado nacional. Além disso, foi iniciado o processo coletivo de acesso ao mercado internacional, com o desenvolvimento de uma metodologia integrada com o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur).


Delta do Parnaíba 

Sustentabilidade



Todo este esforço conjunto buscou o desenvolvimento do setor de forma sustentável, intensificando a rede de cooperação, as parcerias, o associativismo e o fortalecimento da classe empresarial. Alguns indicadores mostram os resultados deste trabalho, como, por exemplo, a superação da meta de formalização de empreendimentos estipulada em 10% ao ano.

Em 2010, esta ação atingiu a marca de 46% e, em 2011, 12%. A taxa de crescimento do fluxo de turista foi de 28% em 2009 e 23% em 2010, enquanto que a meta traçada foi de 20%. Com relação ao aumento da permanência do turista dentro do roteiro, estava previsto o acréscimo de um dia.



Delta do Parnaíba 1ª Maravilha do Piauí e a 8ª do Mundo 
Em 2009, os turistas permaneceram mais dois dias e, em 2010, mais três dias, trazendo a permanência média dos visitantes na Rota das Emoções para oito dias. Esta média se manteve no ano passado.



Tais números otimistas remetem para a geração de renda em torno de R$ 94 milhões no período de 2009 a 2011, sendo distribuído nos diferentes elos da cadeia produtiva do turismo. Este valor é expressivo para o território com o menor índice de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e isto é comprovado pelo grande número de empreendedores (65%) renovando a sua frota de carros off-road ou do grande número de reformas nos meios de hospedagem e locais de alimentação.

Os dados são considerados promissores e incentivam os participantes da Rota das Emoções a continuar trabalhando em prol de sua visão de futuro, ou seja, o pleno reconhecimento de um destino efetivamente sustentável de referência nacional e, também, internacional.
Edição: Jornal da Parnaíba com informações do Diário do Nordeste

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