sábado, 11 de agosto de 2012

Caranguejo virou tradição nos bares

Caranguejo pronto para degustar (este é o famoso toc toc)

No Piauí todo dia é dia de comer caranguejo! Nesta terra abençoada por Nossa Senhora Mãe da Divina Graça se come o caranguejo-uça de todas as formas, tem ele ensopado no leite de coco, tem a deliciosa  torta, o casquinho e o principal, o toc toc. Mas é na sexta-feira que o bicho pega, todo mundo procura os bares da beira-rio e lá a caranguejada é o prato mais pedido. Eu especialmente gosto do “caranguejo atolado” com bastante couve e outros temperos que dão um sabor especial.
Quando chega o domingo vem os turistas de todas as partes do mundo e descem para as principais praias e lá não é diferente, o caranguejo rola solto. Para todos os que irão degustar nosso caranguejo em uma das barracas de praia ou restaurantes da cidade, façam bom proveito. Para quem não pode porque está longe, a foto de hoje é para vocês. O caranguejo, nativo desta região do Delta do Parnaíba virou um fenômeno cultural também em outras cidades como Fortaleza e Teresina.
Quando vierem por aqui de férias ou a passeio por estas plagas, não percam! Visitem os principais bares e restaurantes que servem o crustáceo. Cada restaurante tem a sua maneira de servir, mas todos com muito requinte e sabor.
Curiosidade:
O povoado de Carnaubeiras, no município de Araioses, no coração do Delta do Parnaíba, abriga a maior comunidade de "catadores" de caranguejo-uçá do país e fica a cerca de 30 km da sede dom município. O catador de caranguejo, ou “caranguejeiro” como é chamado por aqui, trabalha individualmente ou com sua família e tem uma renda familiar em torno e um salário e meio com a reprodução da espécie.
Da próxima vez falaremos do nosso camarão. Huuuuuuumm só de lembrar já estou com água na boca.
Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...