sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Artista plástico do litoral é sucesso em território nacional

Imagem: Proparnaiba
Com grandes revelações artísticas, Parnaíba tornou-se ao longo da história o cenário de vários trabalhos importantes voltados para a arte.

Um dos mais importantes artistas da cidade trata-se de Francisco Galeno, natural do povoado Morros da Mariana, localidade do município de Ilha Grande do Piauí, próximo a Parnaíba.

Segundo Galeno, sua infância foi cheia de brincadeiras, onde sempre admirou colorido, além de materiais simples, e estes mesmos serviram de inspiração para compor grandes obras de arte.

A cor, sempre alta e decididamente contrastada, está melhor dosada, mais experiente e eficaz. Da preocupação meramente paisagística - embora nunca com pruridos de fidelidade - evoluiu para pintura de universo poético e pessoal.

Construiu um caminho artístico na contramão dos modismos e ao mesmo tempo atento às experimentações da arte contemporânea. Sua arte é conceitual mas está enraizada na história de sua infância. Em suas próprias palavras: "na minha arte não entra um prego que não seja carregado de história afetiva”, ressaltando que sua arte conceitual não é fria, abstrata ou cerebral, mas sim o diálogo com a fonte popular.

Francisco Galeno é um nome consagrado nas artes plásticas nacionalmente, com grande sucesso no Distrito Federal, onde viveu.


Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...