sábado, 25 de agosto de 2012

Curso de Campo em Ecologia Marinha é realizado no litoral do Piauí


Durante os dias 18, 19 e 20 deste mês a Comissão Ilha Ativa (CIA) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da professora Gardênia Batista, realizaram o Curso de Campo em Ecologia Marinha no litoral piauiense.

O curso contou com a participação de biólogos, acadêmicos de biologia e áreas afins da UESPI (campus Parnaíba e Teresina) e ministrado pelos professores Júlio Cesar Voltolini da Universidade de Taubaté (UNITAU) e Edisa F. Inocêncio Nascimento, doutora em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo os organizadores, o curso tinha como objetivo trabalhar junto aos alunos os conceitos de delineamento da amostragem e análise de dados com populações e comunidades de algas marinhas, bem como a escrita e publicação de um artigo na revista Brazilian Journal of Ecology, a partir dos dados coletados.

De acordo com a aluna Liliana Oliveira, o curso permitiu o entendimento e discussão das metodologias utilizadas durante o levantamento de dados e que estas auxiliarão em estudos de população e comunidade de organismos na região.

As aulas práticas ocorreram na Praia Barra Grande, em Cajueiro da Praia e Praia do Coqueiro, localizada no municpipio de Luis Correia. Já a tabulação e discussão dos dados obtidos, bem como a escrita do artigo ocorram no laboratório de informática da UESPI (Campus Parnaíba), contando com a participação dos professores e alunos.

Da Editoria do Jornal da Parnaíba com informações da Comissão Ilha Ativa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...