Outros grupos semelhantes formaram-se no Piauí, mas atualmente, apenas o Tacs, em Parnaíba, atua sistematicamente.
Do início da história do grupo, da formação original resistiram quatro integrantes que até hoje compõem e contribuem de todas as formas. O Tacs surgiu a partir de uma necessidade de transmitir informações sobre saúde para a população de modo geral. A maioria de seus integrantes conheceu a arte do teatro na prática do grupo, que cuida de toda a sua produção revezando funções e colaborando com o trabalho de forma geral. Francisco Chagah, por exemplo, produz a dramaturgia e dirige os espetáculos do Tacs, premiados inclusive pelos ministérios da saúde e de cultura.
Mas não é somente o diretor que tem múltiplas funções. No Tacs, todos atuam em todas as áreas do grupo. Com as premiações conquistadas pelo grupo, o Teatro de Agentes Comunitários da Saúde pôde estruturar melhor o grupo, que sobrevive de incentivos internos e também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O grupo aborda temas de prevenção e combate a doenças como a dengue, hipertensão, AIDS, automedicação e outras abordagens que orientam o público a manter a saúde em dia.
De acordo com Francisco Chagah, O próximo passo agora, será preparar o grupo com equipamentos de sonorização para um maior alcance da fala dos artistas em suas apresentações na rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário