Rota das Emoções será lançada em Portugal
Turismo: Rota das Emoções na terra do fado. Rodada de Negócios no Porto e BTL, em Lisboa, são os primeiros passos da Rota das Emoções na conquista do mercado europeu.
Depois da Argentina, agora é a vez de Portugal. De hoje (21) a 27 deste mês, a Rota das Emoções — Jeri-Delta-Lençóis realiza sua primeira ação estratégica pelo mercado europeu. Em conjunto com a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e o Comitê Visite Brasil, o SEBRAE nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, dá prosseguimento à série de ações para fazer do melhor roteiro integrado do Brasil (Ministério do Turismo – 2009) um produto competitivo no turismo internacional.
O grupo da Rota em Portugal participará da BTL — Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, de 23 a 27. Antes, no entanto, a equipe terá lugar no Road Show pré BTL Brasil Sensacional, rodada de negócios que será realizada no dia 21. O objetivo da missão técnica, além de tornar o roteiro integrado mais competitivo no mercado internacional, é proporcionar uma experiência de grande significado ao cliente.
Integram a equipe da Rota das Emoções que visitará Portugal o gerente do SEBRAE no Piauí, Gilson Vasconcelos; a consultora articuladora da Rota, Karin Goidanich; e os empresários do setor, Carina Thomaz Câmara (Parnaíba-PI), Agar de Carvalho Mota (Barreirinhas-MA) e Fladner Maciel Cruz (Fortaleza-CE). “Dentro de nossa meta de abertura a novos mercados, a Rota das Emoções representa um grande diferencial por ser um produto novo que oferece ao turista, numa mesma viagem, ambientes com sol, mar e a possibilidade de ter contato com o melhor da natureza e do ecoturismo, além de aventura e muita emoção”, afirma o representante do SEBRAE-PI, Gilson Vasconcelos.
Missão portuguesa
Durante a viagem a Portugal, o trabalho do SEBRAE, em conjunto com os empresários que atuam na Rota, será o de mostrar os atrativos do roteiro integrado e, além disso, buscar operadores com o perfil do roteiro integrado brasileiro. “Além de falarmos a mesma língua, ter quatro dias de eventos somente para profissionais será importante para termos os melhores resultados”, avalia a empresária Karina Thomaz.
O Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal indicou uma lista de operadores para serem selecionadas pela missão da Rota. A exemplo do que ocorreu na missão técnica à Argentina, a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), em conjunto com o SEBRAE e Associação das Empresas de Turismo da Rota das Emoções (AETRE), cuidará da organização de uma viagem de reconhecimento das operadoras selecionadas pela Rota das Emoções.
E o SEBRAE nos três estados será responsável pela estadia e agenda dos empresários. A expectativa, segundo Gilson Vasconcelos, do SEBRAE-PI, é trazer, “no mínimo, seis operadoras para um Famtur”.
Preparação
Para conquistar o mercado internacional, a equipe técnica da Rota das Emoções vem se preparando desde o ano passado. Todo o material promocional do roteiro integrado foi traduzido, focando o público direto e a cadeia de comercialização (inglês e espanhol) e o conteúdo do site está disponibilizado também nos idiomas inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.
No caso da missão a Portugal, onde não há barreira de língua, toda a divulgação será facilitada. “Pretendo levar um material de excelente qualidade para mostrar a Rota em toda a sua exuberância. Além de peças impressas, estamos preparando DVDs para melhor apresentar nosso produto”, diz Karina Thomaz.
A partir dessa preparação é que começou a ser articulada a participação de empresários em eventos internacionais de interesse da Rota das Emoções. A estratégia para conquista do mercado internacional inclui ainda realização de ações de promoção junto às operadoras internacionais e agências de viagens interessadas na Rota, além de relacionamento contínuo com a imprensa internacional.
O que vem depois
Após conquistar Portugal, a Rota das Emoções seguirá pelo coração da Europa. A parada seguinte será Berlim, na Alemanha, de 9 a 13 de março, para a ITB. No segundo semestre está agendada a participação no TTG Incontri, de 6 a 8 de outubro, em Rimini, na Itália.
Antes de cada viagem, a primeira tarefa é a de identificar as operadoras que vendem a Rota das Emoções no mercado europeu. Esse levantamento de empresas vem sendo feito pelos Escritórios Brasileiros de Turismo na Alemanha, Espanha e Itália com base em informações enviadas pelos técnicos da Rota.
Dentro desses eventos, a missão técnica se completa com o Workshop da Rota das Emoções, ocasião em que os empresários capacitados pelo SEBRAE mostrarão o roteiro integrado às operadoras participantes das feiras, dentro dos estandes do Brasil. E antes de cada evento os empresários da Rota e técnicos da EMBRATUR visitarão as operadoras selecionadas para convidá-las para a Viagem de Reconhecimento da Rota das Emoções.
A viagem da Rota das Emoções — Jeri-Delta-Lençóis pelo mundo está só começando. E junto com ela o SEBRAE presenteia Portugal com o passaporte para a redescoberta do Brasil. E dessa vez por um roteiro marcado pela emoção.
SAIBA MAIS SOBRE A BTL
Nesta que será sua 23ª edição, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) — Feira Internacional de Turismo pretende ir além dos expressivos números registrados na edição do evento no ano passado (ver quadro). O maior evento do setor turístico de Portugal escolheu como tema deste ano “O Mundo faz escala aqui”. A intenção da organização é reforçar a mensagem de que “independentemente da origem e do destino, é obrigatório fazer uma parada na BTL”.
BTL 2010
70 mil visitantes
980 expositores
75 novas empresas
45 destinos internacionais
1.100 visitantes profissionais estrangeiros.
Serviço
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias: (98) 3216 6133
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: ASN
Nenhum comentário:
Postar um comentário