As fibras retiradas da palha de carnaúba constituem a principal matéria-prima com que os artesãos de Ilha Grande de Santa Isabel, no município de Parnaíba/PI, executam expressivos trabalhos artesanais.
A técnica do trançado, passada de geração a geração, notabilizou-se no norte do Piauí pelas mãos ágeis dos artesãos, que unem pontos e tramas em trançados simples, de ponto aberto, de ponto fechado, combinando cores e desenhos de formas variadas. Transformando simples palha de carnaúba em obras de arte, a criatividade não tem limite e surgem de objetos utilitários a bens decorativos. Idealizado pelas artesãs locais, o grupo cresceu e com a ação do Artesanato Solidário, deu origem à Associação de Artesãos Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel “Trançados da Ilha”.
Vinte e cinco artesãos, em sua maioria mulheres, desenvolvem com muita habilidade o artesanato da palha de carnaúba. Na Associação dos Trançados da Ilha, o trabalho de transformar a palha em arte é árduo e exige muita dedicação. Mas o resultado compensa pela qualidade da peças, a harmonia de cores, a delicadeza peculiar do mais original artesanato piauiense. Pratos decorativos, mandalas, cobridores de bolo, fruteiras são apenas alguns dos trinta itens produzidos pelas mulheres artesãs. E se você ainda não conhece, aproveite para visitar o artesanato da nossa cidade. A Associação Trançados da Ilha está situada na Rua Evangelina Rosa nº 548, no bairro Ilha Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário