Ao comparar o aumento dos números de casos notificados até o momento, a Coordenadora do Grupo Executivo de Combate à Dengue, Cristiane Moura Fé, afirma que o problema se dá por pura falta de prevenção. O grupo foi criado recentemente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e tem como objetivo monitorar todas as ações que envolvam a dengue em todo o Piauí.
Na semana passada, dados da Vigilância Ambiental da Sesapi apontavam 579 pessoas notificadas. Já nesta semana, dados contabilizados divulgados, nessa sexta-feira (11), já somam 823 casos notificados.
Segundo Cristiane Moura Fé, o gestor que não mantém ruas e avenidas limpas está apenas adiando o problema da dengue. “O Estado monitora mensalmente todos os municípios mandando equipes, carro fumaçê e inseticidas, mas diversas cidades não fazem sequer a coleta do lixo deixando assim o ambiente propício para o aumento de novos casos da doença”, alerta.
De acordo com a coordenadora, a medida que o período chuvoso vai se aproximando, os gestores municipais começam a se preocupar por conta do aumento do numero de pessoas que vão sentindo os sintomas da dengue. Ela ressalta que a prevenção deveria ser feita anualmente, antes mesmo da chegada das chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário