O mayaro, um vírus semelhante ao da dengue e ao do chikungunya, que provoca febre alta e dores fortes nas articulações, saiu do isolamento de áreas ribeirinhas amazônicas e já causou uma epidemia em Manaus.
E existe risco real de que ele se espalhe para o país e se adapte ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, já bem adaptado ao ambiente urbano.
Essas são as principais conclusões de uma pesquisa do infectologista Luiz Tadeu Moraes de Figueiredo, coordenador do Centro de Pesquisa em Virologia da USP de Ribeirão Preto, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical do Amazonas.
O estudo deve ser publicado ainda neste ano, segundo o pesquisador, na 'Vector Borne and Zoonotic Disease', uma das principais revistas sobre doenças transmitidas por vetores, da Universidade do Texas (EUA).
A pesquisa analisou 600 amostras de sangue de moradores de Manaus que estavam com febre alta. Em 33 casos, foi constatada a presença do vírus mayaro --o que caracteriza a epidemia, segundo Figueiredo.
Quatro pacientes tiveram hemorragia leve. 'Isso nunca havia sido descrito até hoje no mayaro', disse.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário