Imagem Ilustrativa - Arquivos Google A Urologia é uma especialidade médica de atuação clínica e cirúrgica que diagnostica, trata e previne doenças que envolvem os órgãos urinários de homens e
mulheres e também dos órgãos genitais masculinos e suas funções.
Câncer de Próstata tem cura
O câncer é a terceira causa de mortes no Brasil. O câncer de próstata é a neoplasia mais frequente entre homens e a segunda em número de causa de mortes ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Levando em conta dados estatísticos do IBGE(Intituto brasileiro de Geografia e Estatísticas) e INCA(Instituto
Nacional do Câncer), morrem por ano cerca de 20 parnaibanos por esta doença. E, acreditem, pelo menos metade destas vidas poderiam ser salvas se fizessem a prevenção com o urologista.
.
Manual da boa prática urológica para o cidadãoA Urologia é uma especialidade médica de atuação clínica e cirúrgica que diagnostica, trata e previne doenças que envolvem os órgãos urinários de homens e mulheres e também dos órgãos genitais masculinos e suas funções.
Não é uma especialidade que trata somente de homens, porque as mulheres e
criançastambém têm rins, bexiga, uretra (o canal do xixi), ou seja, o trato urinário (conjunto de órgãos relacionados com a produção, transporte, armazenamento e eliminação da urina que existe nos dois sexos).
Os órgãos genitais masculinos englobam o pênis, os testículos, a próstata e a vesícula seminal. Os órgãos genitais femininos são objetos da Ginecologia (útero, ovários, vagina, vulva e mamas).
Atuação clínica e cirúrgica significa que o urologista, além de tratar daquelas doenças que necessitam de medicamentos, também opera os casos em que o tratamento envolve cirurgia
dos órgãos urinários e genitais.
As figuras abaixo mostram a grande extensão de órgãos que estão sob os cuidados da Urologia.
O câncer é a terceira causa de mortes no Brasil. O câncer de próstata é a neoplasia mais frequente entre homens e a segunda em número de causa de mortes ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Levando em conta dados estatísticos do IBGE(Intituto brasileiro de Geografia e Estatísticas) e INCA(Instituto Nacional do Câncer), morrem por ano cerca de 20 parnaibanos por esta doença. E, acreditem, pelo menos metade destas vidas poderiam ser salvas se fizessem a prevenção com o urologista.
Próstata não é doença!
A próstata é uma glândula existente só nos homens, como se fosse uma pêra pequenina, localizada logo abaixo da bexiga, na saída da uretra. O canal do xixi passa no meio dela. Ela produz o esperma, líquido que serve de transporte para os espermatozóides, que são as células fecundantes do homem, produzidas no testículo.
A prevenção do câncer de próstata nos homens acima de 45 anos de idade é recomendável. Em famílias onde existe a ocorrência do câncer de próstata, os homens devem começar essa avaliação anual aos 40 anos. A descoberta das doenças nas suas fases iniciais continua sendo o melhor tratamento da doença. Câncer e outras doenças descobertas tardiamente, geralmente não podem mais ser tratadas plenamente e os resultados não são tão bons, quando comparados com o paciente tratado no início do problema.
As cirurgias para a próstata não se aplicam apenas aos casos de câncer. A próstata também apresenta um tipo de crescimento benigno, após os 40 anos, que pode apertar ou fechar o canal do xixi (a uretra). Às vezes isso precisa ser consertado com cirurgia, às vezes isso pode ser tratado com remédios, sem necessidade de cirurgia. Ao avaliar periodicamente sua próstata, seu urologista não estará fazendo apenas a prevenção do câncer, mas também estará atento a essa Hipertrofa Benigna e sua repercussão na sua micção (no padrão do seu xixi), se você está esvaziando a bexiga completamente ou deixando urina na bexiga sem ser eliminada.
Autor: Adegildes Araújo - Médico Urologista - para o Proparnaiba.com
Edição de Samuel Aguiar