Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde e o Pronto Socorro Municipal intensificam ações para garantir um reveillon com mais segurança e com atendimento imediato nos casos em que seja solicitado.
Vigilância Sanitária
Com o aumento da clientela a Vigilância Sanitária intensifica as ações verificando as condições da água, alimentos e banheiros. "Agravos acontecem nesse período provocados por alimentos não propícios ao consumo humano", disse Dr. Inaldo - chefe da Vigilância Sanitária. A questão da limpeza da praia e a presença de animais, já está sendo vista por se tratar de situações de agravo que pode causar problemas à população. A Vigilância Sanitária está solicitando aos barraqueiros a uilização de produtos descartáveis, por serem mais higiênicos e faz um alerta para o consumo de maionese e extrato de tomates, para que se exiga o saché, embalagem descartável, evitando problemas de salmonelas. Orienta, também, para se verificar as condições de higiene do local a partir da roupa dos assistentes e das condições em que o alimento está sendo preparado. Nos supermecados evitar consumir produtos já preparados em bandejas exigindo a manipulação na hora da compra.
Em virtude do estado em que se encontram muitas barracas na Pedra do sal, estão sendo providenciados banheiros biológicos e algumas adequações serão feitas pra substituir barracas sem condições de funcionalidade.
Secretaria Municipal de Saúde
O Samu estará trabalhando em parceria com a Policia Rodoviária Federal na Pedra do Sal durante os 4 dias. Policiais com viaturas e a Secretaria de Saúde através do Samu estarão de plantão com técnicos socorristas: médicos e enfermeiros pra atender a demanda que por ventura surgir nesse período.
Na cidade de Parnaíba, o Samu vai trabalhar com uma ambulância de suporte avançado para situações mais graves e duas ambulâncias de suporte básico para atender acidentes com gravidade menor.
O CTA COAS através da Secretaria Municipal de Saúde vai distribuir preservativos no réveillon ate o dia 3 e fazer o trabalho educativo em festas que acontecer em clubes, como forma de prevenção contra as DSTS – Doenças Sexualmente Transmissíveis e a AIDS, informou Francisco Chagah.
Pronto Socorro
Segundo a Drª. Savina, diretora do Pronto Socorro Municipal, a estrutura já está montada para atendimento 24 horas em qualquer situação de emergência. Ocorrências de pequena e media complexidade serão atendidas no pronto socorro, de alta complexidade serão encaminhadas para o hospital de referencia do Dirceu.
"O pronto socorro esta com o almoxarifado abastecido de toda medicação necessária ao atendimento no pronto socorro", informou a Drª Savina