domingo, 9 de setembro de 2012

Turismo: Para desenvolver a vida da gente.


turismo é o setor que mais distribui renda no mundo. Não é à toa que o turismo é a maior atividade econômica da terra. Ilha Grande - PI, está inserida nesta economia por está localizada no Portal do Delta, podendo apropriar-se das vantagens da inserção  do município no Programa Costa do Delta.
É preciso apenas vontade política para Implantar políticas públicas destinando recursos orçamentários para incentivar a indústria do turismo no município, treinando e capacitando a mão-de-obra local, com vistas a atender as demandas existentes e a serem criadas.
    Ilha Grande do Piauí, é o melhor lugar para se viver. Mas o povo quer mais.
Beleza e riquezas naturais tem de montão. A cidade está localizada entre igarapés, dunas, lagoas, carnaubais, cajuais, muricizais e uma entrada para o passeio pela rota das emoções, onde vai encontrar os manguezais, o caranguejo, os guarás, o peixe e as lindas e desertas praias da Ilha das Canárias e do Caju com uma paisagem inédita.             
Com estes e outros recursos naturais e mais infra-estrutura disponível, o povo da Ilha Grande pode acreditar na grande oportunidade de abrir as portas para o desenvolvimento da indústria do turismo.
O turismo é uma poderosa fonte de renda, gerando oportunidade de negócios formais e informais.
Sendo bem cuidada não se esgota. A Prefeitura e demais instituições governamentais juntos com o Povo da Ilha farão um grande negócio para gerar economia e bem estar da sociedade.
As áreas prioritárias como segurança pública terão foco exclusivo das autoridades responsáveis.
Acolhimento, excelência no atendimento e preços justos são os grandes atrativos para trazer o turista à região.
O maior marketing municipal é realizado pelo turista e o povo satisfeitos. E a primeira e mais importante etapa  para implantar este projeto é a  CAPACITAÇÃO da mão-de-obra.
A Proposta dos Candidatos Alex Alves e Bento Alves, tem a finalidade de servir como instrumento solidificador das informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística em Ilha Grande.

Inventário Turístico
Na gestão proposta pelos candidatos do 22, “O POVO COLIGADO” será criado um banco de dados sistematizado online da atividade turística na cidade de Ilha Grande-PI, para acesso público, onde podem ser encontradas todas as informações para chegar a esta cidade e sair satisfeito prometendo voltar em breve, e trazer mais amigos e parentes.
A partir da elaboração do inventário será subsidiado uma pesquisa da demanda turística específica do município como o objetivo de desenvolver o Plano de Desenvolvimento Turístico da Cidade de Ilha Grande - PI.
Com isso é possível estipular um crescimento na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) receita essa que pode ser reinvestida progressivamente para o crescimento do Turismo Municipal.
Para potencializar o Turismo é necessário investimentos a médio e longo prazo na Educação, Limpeza Urbana, Segurança Pública e infraestrutura local.

Pomar turístico
O seu quintal pode ser o lugar para você começar a plantar uma atividade  econômica de pequeno porte, tais como uma pousada, artesanato em fibras, tecidos, madeira, cerâmica, comidas típicas, hortas, pomares, doces, bebidas e sucos, processamento de pescado. 
O caju e outras frutas silvestres podem ser cultivadas em todos os quintais e serem processadas resultando numa variedade de subprodutos para  comercialização com os turistas.
A partir destas frutas  pode-se produzir o sorvete, o suco, a cajuína, o doce, a castanha, o vinho e o mel.
As pessoas precisam acreditar para que a Ilha Grande saiba da importância do turismo. Foi por acreditar nesse potencial que o presidente Lula criou o Ministério do Turismo.
O futuro prefeito e vice, os Vereadores e os comerciantes podem dar início à profissionalização da gestão do turismo, o investimento em promoção, a qualificação do pessoal que trabalha no turismo na iniciativa privada e a organização do Conselho Municipal do Turismo.
Embora o Governo Federal venha se empenhando na interiorização do turismo, ainda não conseguiu articular com os estados e municípios da União, um plano de trabalho que, por um lado, oriente os atores sociais nos trâmites para a legalização de seus empreendimentos e, por outro, que os qualifique adequadamente para dar suporte à infraestrutura turística necessária.
Fonte/opovocoligado.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...