quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Embrapa vai investir 489 milhões para criação de abelhas no Delta e Cerrados do Piauí



Projeto beneficia agricultura familiar dos Cerrados e do Delta do Parnaíba. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio-Norte) vai investir, a partir do próximo ano, cerca de R$ 489 mil em projeto de transferência de tecnologia com foco na criação de abelha sem ferrão nas comunidades de agricultura familiar na região dos Cerrados e no Delta do Parnaíba.

O projeto, já aprovado pelo Comitê Gestor de Programação da Embrapa, será executado em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com a coordenação da pesquisadora Fábia de Melo Pereira.

Com o título Adequação do manejo e valorização do mel de abelha sem ferrão como alternativa  econômica para comunidades de pequenos produtores da região Meio-Norte, o projeto terá ações voltadas para o estudo da biologia das espécies, descrevendo a arquitetura do ninho, adequando o manejo das colônias no período produtivo e buscando para o período da entressafra,  

As atividades serão desenvolvidas em parceria com as comunidades e as tecnologias repassadas a produtores das regiões. Outro projeto pretende desenvolver métodos produtivos em comunidades de agricultores familiares do Piauí por meio da produção sustentável e processamento de mel, gergelim orgânico, girassol e ovinocaprinocultura. Este projeto será coordenado pela pesquisadora Jane Gonçalves Menegaldo.

As abelhas

As abelhas sem ferrão não picam e, por isso, sua criação é barata e não exige roupas e equipamentos especiais. Como são nativas, podem ser adquiridas por meio de caixas-iscas, capturadas em desmatamentos autorizados pelo Ibama ou comprada de criadores licenciados.

O mel é um alimento saudável que pode substituir o açúcar, melhorando a alimentação e a saúde da família. Das colmeias é possível extrair mel, pólen, própolis e cera. Além do mais, criar abelha não ocupa muito tempo e permite uma renda extra para as famílias.


Edição: Jornal da Parnaíba | Com informações do Cidade Verde

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...