segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Raízes do Nordeste selecionado em concurso nacional

O grupo de dança Raízes do Nordeste, de Parnaíba, foi selecionado entre as cinco melhores iniciativas do Piauí pelos organizadores do prêmio ANU 2012, realizado pela CUFA - Central Única das Favelas, do Rio de Janeiro.
A votação será online (www.premioanu.com.br) e terá início no dia 25 de novembro.
O grupo parnaibano foi selecionado com o espetáculo “Ruído da Senzala: um grito de liberdade”, que retrata que o legado do negro africano para a cultura brasileira vai muito além da povoação e da prosperidade econômica através de seu trabalho. Ele se traduz na linguagem, na religião, na culinária, na arte, na música e na dança.
O espetáculo mostra o canto dos escravos, os tambores africanos, a vinda dos negros em navios negreiros, a escravidão em nosso país, o sofrimento nas senzalas, o trabalho forçado nos canaviais, a luta por liberdade e o nascimento da capoeira, sendo uma das músicas: Afro-brasileiro, letra de Frank Farias, melodia e arranjos de José Cláudio Viana, um compositor parnaibano que acompanha o grupo há alguns anos.
O Raízes do Nordeste possui atualmente dez dançarinos: Ana Paula, Aline, Clarice Silva, Elane Nascimento, Fabiana Reis, Fernanda Reis, Gercyane Costa, Tatiane Reis, Vitor, Yelane, com coreografia de Fabiana Reis, coordenadora e dançarina do grupo.
O Prêmio Anu tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de Favelas em todo território nacional que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências chamando a atenção essas iniciativas que contribuem diretamente para a melhoria da vida dos moradores transformando assim o estigma destes espaços e suas populações em carisma, em incentivo e inspiração para a consolidação de uma sociedade mais justa.
Ribamar Aragão/Portal AZ

Um comentário:

Rosy Theóphilo disse...

Contamos com os votos de todos que acreditam no nosso trabalho!!!!Obrigada!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...