sábado, 26 de novembro de 2011

Estudantes da Pedra do Sal fazem vivência de Educação Ambiental

Leitura da realidade sobre o lixo e as tartarugas marinhas foi realizada por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental na última quarta-feira (23) na escola Municipal João Silva, na praia da Pedra do Sal em Parnaíba, como atividade educativa do Projeto Tartarugas do Delta.
Com a utilização do folder “Não Jogue Lixo nas Praias – Praia Limpa, Praia Saudável” os educandos fizeram leitura coletiva e passaram a relatar sua realidade.
- Ao perguntarmos se o lixo era problema ou solução, todos os participantes responderam que era um grande problema. E isso se dá pelo fato deles verem o lixo como algo ruim. Mas, quando se exemplificou que um relógio que uma pessoa poderia não mais querer, para outra seria um grande bem, as opiniões foram transformadas – relatou a coordenadora de Educação Ambiental, Francinalda Rocha.
Durante a palestra outros assuntos foram citados: ‘como pode ser o lixo’; ‘o lixo pode se transformar em luxo’; ‘tempo de decomposição de materiais pela natureza’, ‘as soluções existem e você pode ajudar’; ‘de onde vem cada material’; e ‘o destino que poderia ter’.
Para o estudante José Santos, de 10 anos, “aprendi que não podemos jogar lixo no meio ambiente porque o lixo pode ser aproveitado melhorando a nossa vida e a vida dos animais e a do mundo”.
Durante a atividade, foi trabalhada a cartilha – “Ana e Vitor ajudam as tartarugas marinhas” que fez com que os educandos aprendessem brincando sobre as tartarugas marinhas.
- Inicialmente pedimos que eles procurassem o que seria mais interessante para ser apresentado e depois cada pessoa fez seu comentário. Verificou-se o quanto ficaram interessados no aprendizado por meio do material que tinham em mãos e que a leitura se tornou atraente e divertida – disse a coordenadora de Educação Ambiental.
Ao final, os estudantes ficaram em grupo para jogar a Trilha das Tartarugas do Delta. Por meio desse jogo educativo, os alunos trabalharam a coletividade, a leitura, a oralidade, a matemática.
Ccom - Tartarugas do Delta.
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...