sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Prêmio Piauí de Reportagem mostra alto nível do jornalismo piauiense

Dunas do Delta do Parnaíba (Foto:Divulgação)
Prêmio Piauí de Reportagem mostra alto nível do jornalismo piauiense, dizem jurados. O 1º Prêmio Piauí de Reportagem é uma prova da competência e criatividade dos piauienses que trabalham com comunicação.

Além de mostrar as coisas positivas que existem no nosso Estado, o 1º Prêmio Piauí de Reportagem é uma prova da competência e criatividade dos piauienses que trabalham com comunicação. Essa é a avaliação feita pelos três jurados do concurso a jornalista e assessora Nildene Mineiro, o colunista Cláudio Barros e o professor Mestre em Comunicação e fotógrafo Orlando Berti.


Segundo Nildene Mineiro, que já foi editora em jornais impressos da capital, diversos critérios foram avaliados na escolha dos trabalhos vencedores, tais como a pauta, o esforço da reportagem, mas principalmente o valor final da produção. "O mais interessante foi confirmar que o Piauí tem jornalismo de alto nível em todas as categorias. No interior, tem trabalhos no rádio de tirar o chapéu. Todo esse material premiado é de se orgulhar mesmo!", declara.

Para Cláudio Barros, outro fator importante foi a isenção dos inscritos e a liberdade da comissão julgadora na premiação. "O material não tem em nenhum momento caráter promocional do governo do Piauí", aponta, ressaltando a isonomia da escolha dos jurados, que levaram em conta os trabalhos que ressaltaram as curiosidades e iniciativas que desenvolvem o Estado.

Grande Prêmio
O professor Orlando Berti declarou que a disputa entre todas as categorias foi acirrada, entretanto, a decisão do Grande Prêmio, que premiou o melhor dentre todos os trabalhos, não foi tão difícil. "Em quase todas as categorias tivemos várias discussões, mas o Grande Prêmio, de longe, foi o que mais se destacou das demais. É um trabalho com um nível muito alto, que não faz feio a nenhum Globo Repórter", avalia, referindo-se à produção “Caminhos da Reportagem: Delta do Parnaíba” - TV Antares, do repórter Francisco Lima.

"Este é um dos primeiros concursos onde o objetivo não é fazer chapa branca, mas falar do Piauí, dentro das duas temáticas que foram propostas. Avaliamos desde o princípio básico, do que é o gênero reportagem, se jornalisticamente conseguiu cumprir sua função. Deste exemplo fica o incentivo para que os próximos Prêmios sejam melhores e melhores ainda", acrescentou Berti.

Todos os trabalhos estarão disponíveis no site do governo do Estado (www.piaui.pi.gov.br) nesta quinta-feira (3), e a data para a cerimônia de entrega dos prêmios será anunciada nos próximos dias. 


Jornal da Parnaíba | Por Carlos Lustosa Filho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...