345 voluntários participaram da ação, que contou com o apoio da Coca-Cola Norsa
As praias de Atalaia, Pedra do Sal, Barra Grande, Morro Branco, Itã, Pontal do Socó, Lagoa dos Pemas, Cajueiro de Baixo e os rios Poty e Parnaíba estão mais limpos.Graças ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado no dia 1º de outubro, foram retirados 841 Kg de resíduos do local. A ação contou mais uma vez com o apoio da Coca-Cola Norsa, em parceria com as cooperativas locais, prefeitura, responsáveis pelo recolhimento dos resíduos e pela contabilização da coleta.
Neste ano, 345 pessoas divididas entre voluntários, funcionários da Coca-Cola Norsa, representantes do IBAMA e ONGs, estudantes da rede municipal de ensino e funcionários públicos participaram da ação. Do total de objetos recolhidos, 541 kg eram de materiais recicláveis, como plástico, papel e vidro; 2,5 kg de isopor; 214 kg de metal; 56,5 kg de madeira; 16 kg de borracha; e 11 kg de tecidos e couros.
O evento, realizado há 26 anos, contou com quase 10 mil voluntários em mais de 400 km de margens de praias, rios, lagos e lagoas do País. Em 2010, quase nove mil voluntários recolheram 47 toneladas de lixo em 20 cidades brasileiras. Dos rios Poty e Parnaíba, e das praias de Atalaia, Pedra do Sal, Barra Grande, Morro Branco, Itã, Pontal do Socó, Lagoa dos Pemas e Cajueiro de Baixo, a Coca-Cola Norsa coletou um total de 1.277 kg de lixo.
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - Coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo, realizado em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias.
No Brasil, o apoio da Coca-Cola Brasil acontece desde 1994 e faz parte das iniciativas do programa de reciclagem “Reciclou Ganhou”, do Instituto Coca-Cola Brasil, responsável pela integração dos vários projetos de reciclagem do Sistema Coca-Cola Brasil em todo o país. A participação da empresa já colaborou, por exemplo, para que a iniciativa chegasse a praias da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, a maior do mundo.
Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 53 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos.
Os investimentos do Sistema no Brasil somaram mais de R$ 8 bilhões nos últimos seis anos e, em 2011, serão investidos mais R$ 2,5 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites:www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.
Sobre a Norsa
A Norsa é uma empresa de bebidas fundada em 1998 pela união dos franqueados Coca-Cola nos Estados da Bahia, do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Com doze anos de existência, alcançou a liderança absoluta do mercado de refrigerantes. Com cinco fábricas (Maracanaú - CE, Simões Filho - BA, Vitória da Conquista – BA, Macaíba – RN e Teresina - PI), além de 10 centros de distribuição e dois centros de vendas, a empresa conta com mais de cinco mil funcionários e fornece refrigerantes, sucos, chás, energéticos, achocolatados, hidrotônicos, isotônicos e águas, além dos produtos Heineken Brasil na região, para cerca de 150 mil pontos-de-venda.
Hoje, a Norsa tem 57,9% de participação no mercado (dados Nielsen de setembro de 2011). Seu faturamento bruto cresceu de R$ 507,2 milhões em 2002 para R$ 1,582 bilhão em 2010, com um crescimento de 23,2 % em relação ao ano anterior.
Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário