domingo, 11 de abril de 2010

Visão da Rota das Emoções por turistas internacionais italianos

Fonte/Francinalda Rocha
DSC03579_300x250.JPG

Segundo o condutor dos turistas Fiorenzo Bonetta (italiano), durante os meses de julho a setembro aumenta a visita dos turistas internacionais italianos ao Brasil. Eles têm interesse em conhecer a Rota das Emoções

– Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. O atrativo nessa rota, citado pelos turistas é a paisagem dos Lençóis que não se encontra em outro lugar com a mesma beleza e dimensão. Embora, o Delta também apresente atrativos particulares que ainda não é vivenciado em sua realidade, pois ao visitar o Delta falta a inserção do turista na realidade das pessoas que moram na região que faz um atrativo diferencial, a comunidade tradicional de pescadores, catadores de caranguejo, de marisco e de camarão existente poderia fazer parte do verdadeiro ecoturismo com a inserção da população local, em que essa ainda é excluída. Hoje o que esses turistas vêm no Delta é a tentativa de encontrar a fauna para contemplação e uma apreciação da flora numa lancha rápida. No passeio é realizada uma demonstração pelo condutor de como o catador realiza a cata para sua sobrevivência e apresentado o caranguejo com a diferenciação entre macho e fêmea e o seu valor na comercialização. Também é contextualizado o passeio tanto geográfico como historicamente. Em Barra Grande – PI os turistas descansam, mas não conhecem o que existe, guardam energia para Jericoacoara. Mas o hotel BGK, localizado em Barra Grande – PI, consegue retratar a realidade natural da região e colocar uma proximidade do ambiente com a natureza. No Ceará o percurso na praia em direção à Jeri é um atrativo, uma beleza, por proporcionar uma contemplação de um cenário natural do mar e com as dunas. Em Jeri aproveitam um ambiente diferente dos visitados na rota e uma diversidade de passeios e de lagoas.

PERFIL DO TURISTA INTERNACIONAL QUE VISITA A ROTA DAS EMOÇÕES
- Grupo com 4 pessoas amigos ou família;
- Idade variando entre 11 (filhos acompanhando da família) e 60 anos;
- Classe rica
- Procedência Norte da Itália
- A maioria com nível superior
- Busca contemplar as belezas naturais, mas com conforto
- Prefere hotel de primeira classe
- Alimentação caseira
IMPRESSÃO DOS TURISTAS INTERNACIONAIS ANTES DE CONHCER A ROTA DAS EMOÇÕES
· Têm medo de comer alimentação local por achar que ela poderá estar contaminada, para isso o condutor do passeio muitas vezes têm que comer antes ou falar da segurança da comida, é saudável;
· O turista também tem medo de ser assaltado no roteiro das Emoções, pois em Fortaleza (citado por eles) estão fazendo pânico para que mude de idéia, já que está rota está deixando o atrativo da capital. Quando chegam no roteiro descobrem que não é a realidade, percebem uma vida tranqüila e cheia de beleza.
SUGESTÕES PARA SER UM BOM CONDUTOR DO TURISTA INTERNACIONAL
- Pontualidade;
- Ser um excelente observador;
- Cuidar para que o visitante se sinta bem;
- Manter um diálogo para firmar uma relação de confiança
- Resolver da melhor maneira possível os problemas que surgirão durante o roteiro;
- Deixar uma boa impressão dos lugares e das pessoas;
- Evitar que as pessoas explorem o turista;
- Dar emoção a cada lugar visitado;
- Quando o turista tiver que retornar deixar nele a sensação de que viveu o melhor de sua viagem.
O turista internacional é mais exigente do que um turista brasileiro. Por isso, a infra-estrutura para esse tipo de turista tem que ser preparada com a visão de uma pessoa internacional, pois o que pode ser um hotel excelente para um brasileiro poderá ser considerado regular para o outro. Já que paga caro exige o seu padrão de qualidade.
Para turista internacional que viaja num carro confortável, o percurso de Paulino Neves – MA para Tutóia – MA pode ser considerado ruim para quem tem que fazer a rota 4 vezes por dia numa jardineira, mas para quem faz turismo é uma emoção, pois cada obstáculo cria uma aventura, além de permitir o carro andar com menos velocidade proporciona apreciação da vida local pela contemplação da natureza.
Segundo os turistas essa rota é freqüentada por poucos jovens principalmente devido o valor ser alto e eles não conseguem poupar o suficiente. É preciso que o turismo continue como está, pois o turista tem que se adequar a realidade local e não a realidade se adequar ao turista, assim vai mudar o que existe de melhor que é simplicidade a vida dos moradores.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...