A apresentação do Projeto de Urbanização e Arquitetura para o Porto dos Tatus aconteceu por volta das 09h30 desta sexta-feira, 09, em uma audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade de Ilha Grande do Piauí. O projeto está avaliado em mais de R$ 300 milhões.
Os Tatus desde 1699 servia de orientação para criação de um porto sendo referência para embarque e desembarque de mercadorias, pessoas e comerciantes. Segundo Sílvio Leite, secretário de Turismo do Piauí, foram dois anos de trabalho para elaboração do projeto onde diversos órgãos fizeram análises.
A nova estrutura de urbanização vai contar com píer apropriado para escoamento de produtos, área para comercialização de artesanato e outra para crianças, estacionamento para carros e ônibus, mirante, espaço local para realização de palestras, exposições, apresentações culturais, cinema e um heliporto.
Severo Maria Eulálio Filho, subsecretário de Infraestrutura do Piauí, disse que o objetivo é dotar a porta de entrada do delta do Parnaíba de melhores condições para receber o turista. “Hoje o delta é um grande atrativo mundial do turismo e em contra partida vai trazer benefícios para a comunidade”, enfatizou.
A prefeita de Ilha Grande do Piauí, Joana D’arc Ribeiro Machado, afirmou que o funcionamento da nova estrutura vai “deixar a cidade com recurso viabilizando o desenvolvimento de toda Ilha Grande”. O próximo passo é a cessão do terreno pelo Patrimônio da União. O projeto ainda não tem licença ambiental e foi apenas apresentado à comunidade para que opine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário