sábado, 3 de abril de 2010

Primeira mão: encalhe de tartarugas marinhas no litoral piauiense



100_8179.JPG

As tartarugas marinhas fazem parte da biodiversidade que representa a região da APA Delta do Parnaíba. As características de nossas praias oferecem áreas de alimentação e desova para esses animais considerados em ameaça de extinção.

No entanto, é comum encontrar animais encalhados na praia, muitos chegam mortos e outros bem debilitados. O trabalho de monitoramento e pesquisa contribui com as proposta de conservação das tartarugas marinhas, pois quando encontradas ainda vivas, podem receber cuidados especializados que ajudam em sua recuperação. Foi o que aconteceu no dia 27 de Março do corrente ano, onde o Grupo Tartaruga do Delta resgatou uma tartaruga da espécie Chelonia Mydas, conhecida como aruanã, na praia da Pedra do Sal e a transportaram para as instalações do Centro de Mamíferos Aquático – CMA, localizado no município do Cajueiro da Praia.
Durante essa ocorrência a equipe contou com a colaboração do Médico veterinário da Clinica Animais & Cia, João Carvalho do Val Neto e da equipe do PROCEMA que ajudou no deslocamento da tartaruga até o CMA.
Após quatro dias de observação, o animal apresentou sinais de recuperação, que estimulou o grupo a uma tentativa de soltura. E mesmo sabendo que o ideal seria deixá-la mais tempo em observação, ainda sim, a tartaruga foi reintroduzida por falta de incentivos financeiros especifico para a atividade. Contudo, a tartaruga não demonstrou problemas de natação e/ou flutuabilidade durante a soltura.
De acordo com a responsável técnica Werlanne Santana o Grupo Tartaruga do Delta foi contemplado com o patrocínio da Fundação O Boticário, porém, o projeto aprovado envolve basicamente o monitoramento de desova, ou seja, dados sobre o comportamento reprodutivo das tartarugas marinhas. Entretanto, o grupo se fará presente sempre que possível nas ocorrências de encalhe de animais vivos, encontrados nas praias do litoral piauiense.
Todavia, é importante enfatizar a necessidade do trabalho de monitoramento e pesquisa na região, assim como incentivos financeiros que possam garantir a continuação das atividades de preservação das tartarugas marinhas. Estes animais podem agregar valor turístico para nossa região.
AGRADECIMENTOS:
Sr. Antônio (Pescada) - Pela informação do encalhe;
Ao médico veterinário João Carvalho Do Val Neto – Pelo atendimento ao animal;
Á equipe do Projeto Cetáceos do Maranhão – PROCEMA - Apoio logístico;
Ao Centro de Mamíferos Aquáticos – CMA/Projeto Peixe-Boi - Pelas instalações e embarcação.
Por Werlanne Santana para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...