terça-feira, 14 de março de 2017

Jovens descobrem pinturas rupestres na zona rural do município de Caxingó

As artes aparentemente feitas no tempo da Pré-História ainda não tinham sido notabilizadas e só foi percebida agora.

Várias pinturas rupestres foram descobertas no início deste mês de março por um grupo de jovens que realizaram um passeio de fim de semana. Os desenhos estão localizados na região da Lagoa do Bacurizeiro, no povoado Cajazeiras de Baixo, zona rural do município de Caxingó. As artes aparentemente feitas no tempo da Pré-História ainda não tinham sido notabilizadas e só foi percebida agora.


Os jovens que fizeram a descoberta informaram ao blog Boca do Povo que as imagens estão desenhadas em diversos pontos e lembram formatos de animais, de pessoas, de uma mão, dentre outras formas.


Ronaldo Sousa, morador da comunidade Cajazeiras de Baixo e líder do passeio, informou que o local está cheio de desenhos e a cada ponto percorrido, eram encontrados novas pinturas. Ele acredita que possam existir mais desenhos rupestres espalhados por outros pontos dessa região. Ele informa ainda que apesar do local ser de difícil acesso, o grupo pretende retornar ao local para tentar fazer novas descobertas. 


Além do Fato

Cabe destacar que este local, até o momento desconhecido, passa a ter um grande acervo de pinturas rupestres da região norte do estado do Piauí. Acreditamos com os relatos nos repassados que possam existir mais locais na região a serem descobertos, pois estes recém localizados encontram-se em áreas de difícil acesso, em zonas desabitadas.

Aqui fica o alerta às autoridades e estudantes competentes para que este tesouro seja estudado e que, acima de tudo, seja catalogado para que as instituições competentes possam levar políticas de preservação e manutenção. Estas pinturas rupestres só vêm a confirmar que o Piauí foi o berço do homem americano.









Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...