terça-feira, 2 de setembro de 2014

Projeto Biomade realiza expedições marinhas para levantamento de dados



O projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental realiza expedições na região do Delta do Parnaíba em áreas utilizadas pelos pescadores como pontos importantes para o arrasto de camarão.


A última expedição durou quatro dias e segundo Sr. Pescada, pescador monitor do projeto, nos pontos de pesca que a expedição passou haviam 17 barcos motorizados realizando arrasto de camarão e para a decepção dos pescadores, não tiveram produtividade. Muito esforço pesqueiro e ausência de pescado.

“O arrasto de camarão é uma atividade pesqueira que causa grande impacto nos ecossistemas marinhos pela fragmentação de habitats e pela captura incidental de organismos com pouco ou nenhum interesse comercial. O impacto negativo causado por esta atividade predatória gera consequências graves para o meio e principalmente para os pescadores da região. Talvez esse seja o momento de pensar na utilização de outras artes de pesca ou até mesmo, buscar novos pontos pesqueiros!”– Mario Neto, coordenador de embarque do projeto Biomade.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...