quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Projeto APA Viva pesca histórias sobre a vida no mar em Pedra do Sal

Nessa última sexta-feira, 12, a comunidade da Pedra do Sal em Parnaíba, representado por pescadores e seus familiares, reuniu-se em frente a uma pesqueira para resgatar histórias que se passam na vida no mar. Essa ação se deu pelo Projeto APA Viva, executado pela Comissão Ilha Ativa (CIA), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, pelo programa Costa Atlântica.
DSC_0005
A roda de memória se deu por meio de conversas espontâneas, onde os pescadores recordaram o tempo em que a pesca era uma fartura, como acontecia a pesca do camurupim e como ela acontece hoje. O momento mais emocionante foi recordar as idas e vindas da pesca quando as canoas ficavam alagadas e experimentavam momentos de tensão.
Com a alegria de músicas de ciranda, animadas pelo pedagogo e educador popular, Osmar Braga, foram ouvidas várias histórias. E para celebrar ainda mais, foi assado camurupim, tibiro e ariacó e servidos com farinha de puba a todos os presentes.
A coordenadora do projeto, Francinalda Rocha ressalta a importância de poder ouvir as histórias das comunidades, pois percebe o quanto é valioso o local para eles e que por meio dessas conversas apresentam as várias maneiras e motivos de cuidar do ambiente natural.

DSC_0011
DSC_0028
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...