quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Comunidade Labino relembra suas memórias em Roda Griô

No último dia 13, o projeto APA VIVA, apoiado pela Fundação SOS Mata Atlântica, realizou uma roda griô, momento de reencontro com o passado com os moradores do Labino, no município de Ilha Grande.
DSC_0123
Essa metodologia participativa consiste numa roda de conversas com os moradores da localidade, e o uso de simbologias e cantorias para relembrarem e contarem as histórias e memórias de tempos anteriores, desde a fundação da comunidade onde residem. No encontro se fazem presentes crianças, jovens e adultos e cada qual podem utilizar da oralidade pra expressarem aqueles momentos marcantes da vivência social.
Nessa roda, as crianças ouviram as historia dos adultos com muita atenção, mas também sentaram na cadeira de contação e relembraram as histórias que os avôs contavam.
Segundo os contadores, a comunidade do Labino era residência de índios e a localidade recebeu esse nome porque havia um índio na região que se chamava Labino. Nas histórias os comunitários disseram que o povo indígena batizou vários locais e pontos da comunidade com os seguintes nomes: Tanque do Labino, Lagoa da Melancia, Lagoa Azul, Terra do Jatobá, entre outros.
Rosangela Santos, técnica e educadora socioambiental, disse: “Essas atividades firmam os comunitários em sua relação de importância com o ambiente natural da APA Delta do Parnaíba, e a roda griô possibilita conhecer um pouco mais essas práticas tradicionais locais”.
A Comissão Ilha Ativa agradece o apoio da comunidade para realização dessa atividade e o compartilhamento de suas histórias.

DSC_0175

DSC_0138

DSC_0110

DSC_0094

DSC_0069
DSC_0211
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...