segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Plano de gestão da Orla da Pedra do Sal é apresentado a parceiros


Imagem: Tacyane Machado
Uma comissão de representantes de setores, participaram de uma reunião na manhã desta segunda-feira (15/09), na Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba, para conhecer o Plano de Gestão da Orla da Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba. A reunião foi proposta pela Superintendência Municipal de Turismo.
Representantes do poder público municipal, como o Superintendente de Turismo, Marcos Fonteles; de órgãos estaduais, como a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tendo como participante, Roseane Galeno, coordenadores de cursos do campus, além de instituições, como o Sesc e outras que realizam um trabalho voltado para a preservação ambiental conheceram o Plano de Gestão.
O Plano de Gestão da Orla é o principal instrumento de gestão do Projeto Orla, pois traz um diagnóstico da faixa litorânea do município e reúne as medidas necessárias para o uso e a ocupação da orla de forma sustentável.

O Superintendente de Turismo de Parnaíba, Marcos Fonteles, iniciou a reunião falando que há muito tempo, a sociedade como um todo está sensibilizada com a situação da única praia parnaibana e que tem um grande potencial turístico. Diante disso, ele ressaltou, o trabalho do poder público em elaborar e buscar ferramentas para solucionar o problema da praia.
Fonteles defendeu as parcerias com todos os setores, e citou as universidades, poder público, e falou também, da Secretaria do Patrimônio da União que tem um trabalho relevante neste sentido.
Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla)
O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla) é uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de sua Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR), e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no âmbito da sua Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.
 Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...