Os técnicos do Projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, com apoio dos pescadores da praia da Pedra do Sal realizaram a reintrodução do golfinho-cabeça-de-melão na manhã de domingo (21).
O animal encalhou na ultima quinta-feira (18) na praia do Sardim no município de Cajueiro da Praia e foi levado pelos técnicos para um local mais adequado, para receber cuidados veterinários. O golfinho foi monitorado durante dois dias de forma intensiva pela equipe, que além de ficar observando o comportamento do animal, prestou esclarecimentos para a comunidade sobre a ocorrência.
Este foi o primeiro registro de encalhe vivo da espécie em praias do litoral piauiense, mas segundo o Pescada, pescador da Pedra do Sal, “Já vimos golfinhos desse tipo aqui, quando estamos pescando, é comum ver eles passando”, relatou Seu Pescada.
Até o momento a reintrodução do golfinho foi considerada um sucesso. O projeto Biomade agradece aos parceiros do projeto Manati/Aquasis e aos pescadores que contribuíram para o sucesso dessa operação.
O golfinho-cabeça-de-melão (Peponocephala electra) é mais uma espécie que representa a Biodiversidade Marinha do Delta e protegida pelo projeto Biomade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário