segunda-feira, 7 de julho de 2014

Transporte de caranguejo no Piauí terá que obedecer a novas regras

Ministério da Pesca muda regras para o transporte de caranguejo no Piauí; Medida pretende melhorar a cadeia produtiva e reduzir a mortalidade; Crustáceos passam a ser carregados em caixa com espuma umedecida.

O Ministério da Pesca e Agricultura mudou as regras para o transporte de caranguejo no Piauí. A medida que entrou em vigor no dia 1º de julho pretende melhorar a cadeia produtiva e reduzir a mortalidade do crustáceo. Animal passa a ser transportado em caixa com espuma umedecida.

Segundo Silmaria Hertal, gestora da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, mais de 10 anos existe uma discussão para reduzir da captura do recurso em todo Nordeste e estado do Pará. "A ideia é que o transporte seja feito de acordo com o estudo da Embrapa, que a mortalidade fica em torno de 3%. A partir da implantação desta lei esperamos que reduza cerca de 50% a morte de caranguejo da região", contou.

A pesquisadora da Embrapa Fabíola Rebouça acompanhou toda a cadeia produtiva, desde a captura no mangue, o transporte até o Porto dos Tatus, em Ilha Grande e depois em Fortaleza."Através disso constatamos que a mortalidade era grande e prejudicava não só o ambiente, resistia um grande recurso sendo descartado no Ceará", destacou.


De acordo com Fabíola, depois de várias pesquisas com diferentes formas de transporte, chegou-se a uma metodologia que transporta o crustáceo numa caixa com uma espuma umedecida no fundo. "É colocado este material, depois as camadas de caranguejo que são cobertas também com espuma", revelou.

Da redação do Jornal da Parnaíba
Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...