domingo, 27 de julho de 2014

Safari no Delta do Parnaíba

Para observar a fauna do Delta do Parnaíba nada melhor do que fazer uma safari.

Macaco Bugio no Delta do Parnaíba
Segundo o fotógrafo de Natureza Edilson Morais Brito “Este será o futuro dos passeios ao delta do Parnaíba”.

Delta safari diurno: o passeio acontece de acordo com o nível das marés. É feito de canoa, entrando nos igarapés e manguezais, para observar os macacos bugios, macacos-prego e a beleza das altas arvores, escutar o som dos pássaros, vivenciar um dia de calma e paz que hoje tanto buscamos. O passeio dura em média de 03 a 04 horas.

Delta safari noturno: passeio de canoa feito à noite pelos igarapés do delta do Parnaíba, para observação de jacarés, cobras, iguanas e pássaros. Ao escolher a noite, o turista viverá uma experiência inesquecível, descobrindo a magia no delta, curtindo o luar, ouvindo as belas historias de pescador. E quem sabe, encontrando o tesouro deixado pelos primeiros descobridores do delta. O passeios dura em média de 03 a 4 horas.

Guará, ave símbolo do 
Delta Safari diurno para observação do Guará: Muitos turistas também querem conhecer o guará vermelho, ave típica dos manguezais e o Delta do Parnaíba é um dos raros locais do Brasil onde pode ser encontrada. Por isto o Guará é a ave símbolo do Delta. Pigmento de cor vermelha presente nos crustáceos dos quais se alimenta, a ave possui plumagens vermelhas. Anda durante a maré baixa com a ponta do bico submersa, abrindo e fechando as mandíbulas em busca de comida. Os guarás mais jovens apresentam a cor acinzentada nas penas superiores e esbranquiçadas nas penas inferiores.


Caranguejos e os camarões compõem sua dieta principal, além de se alimentar de caramujos e insetos. Está sempre em bando e seus voos coletivos e, quem as assiste nos manguezais se impressionam.

No período das chuvas o guará se reproduz em colônias. Os ninhos são plataformas de gravetos, localizados entre dois e 12 metros acima dos manguezais. Cada fêmea põe dois ou três ovos e durante a reprodução o bico do macho se torna negro e brilhante, e a coloração vermelha fica mais viva. A população de guará está reduzindo porque, além da carne para alimentação, suas penas são exportadas para a confecção de adereços. Devido a distância o passeio deve ser feito em lancha rápida e dura em média de 3 a 4 horas.

Edição do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...