quinta-feira, 17 de julho de 2014

Raízes do Nordeste apresentará "Maculelê" no Sesc Avenida


Imagem: Passo de Arte
O Grupo Cultural Raízes do Nordeste se apresentará nesta quinta-feira, as 20h, no teatro do Sesc Avenida, localizado na Rua Eunice Weaver, 1, Centro. A entrada é gratuita e deverá contar com a coreografia que tem conquistado prêmios a nível nacional. A apresentação faz parte do Projeto Dança e Movimento.

A apresentação das meninas do Raízes do Nordeste enfocará o espetáculo Maculelê. Esta apresentação levou o grupo parnaibano a conquistar o 1º lugar na Regional Norte e Nordeste em Fortaleza-CE, na categoria danças populares e o 4º lugar no Festival Internacional do Passo de Arte em São Paulo.

Mais sobre o Maculelê

O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o Frevo.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...