quinta-feira, 24 de julho de 2014

Rainhas do mar dão show de surf na Praia da Pedra do Sal

Rainhas do Mar: surfistas dão "caldo" em preconceito e disputam Piauiense; Circuito estadual de surf tem primeira bateria feminina em 18 anos de competição; Atletas mostram força e beleza nas águas da praia da Pedra do Sal, em Parnaíba.

Halanne Fotenele estreia no Piauiense de Surf
promete bom nível nas águas (Foto: Josiel Martins)
A beleza da paisagem da praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, ganhou elementos com ares mais inspiradores do que os raios do sol, os ventos e o mar do litoral piauiense: a sensualidade e o brilho das surfistas. Um grupo de atletas vem quebrando preconceitos e promete fazer diferente na primeira etapa do Campeonato Piauiense de Surf, que acontece neste fim de semana. Pela primeira vez em 18 anos de torneio, a modalidade irá contar com uma bateria especial para elas. Halanne tem 28 anos. Raquel, 32. Estreantes em competições, elas querem provar: quem manda no território são as rainhas.

Professora de filosofia e estudante de mestrado na Universidade Federal do Ceará, Halanne Fontenele começou no surf por paixão. A qualidade de vida encontrada no esporte a aproximou da prancha, sua parceira inseparável. Para o torneio estadual, a atleta usa até a ioga como estratégia.

- Nossa expectativa é a melhor possível, pois nós queremos nos divertir mais até que competir. Estamos disputando o campeonato para incentivar que mais meninas façam o esporte. A prática da mulher no surf ainda é pequena, pois somos chamadas de doidas, aquela história que não temos força comparada aos homens. De qualquer forma, estamos quebrando um tabu. Quem sabe, não chegaremos a torneios mundiais – considera Halanne Fontenele.

Raquel Melão destaca importância do
condicionamento físico para etapa
(Foto: Josiel Martins)

A fisioterapeuta Raquel Melão também quer fazer bonito nas águas da Pedra do Sal. Para isso, condicionamento físico, agilidade para fazer as manobras e paciência para o acerto, mas também o erro.

- Sempre admirei o surf, pois me identifico com os movimentos. A ideia é que a gente possa incentivar a prática para as mulheres, mostrar nossa força – comenta Raquel.

O Campeonato Piauiense de Surf espera reunir 60 atletas nas categorias mirim, open e júnior, com equipes do Maranhão e Ceará. O circuito credencia os campeões para outras competições no Nordeste do país. Mais duas etapas do estadual devem acontecer nos meses de setembro e dezembro.

- Estamos com uma boa previsão de ondas e ventos, esperando surfistas para prestigiar o nosso evento que completa 18 anos – avalia Deodato Silva, vice-presidente da associação dos surfistas do Piauí.  

Edição do Jornal da Parnaíba
Por Josiel Martins/G1-Teresina

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...