Uma paisagem no mínimo exuberante é a Praia da Pedra do Sal. Na antiguidade, segundo dados levantados por estudiosos, a Praia de Pedra do Sal era local visitado por navegadores fenícios que também utilizavam o local para experimentos astronômicos e, possivelmente, contatos com seres extraterrestres.
Imensos blocos de pedras que, dizem as lendas, escondem tesouros deixados pelos antigos navegadores, separam a Pedra do Sal em duas áreas com aspecto diferentes. Uma com ondas violentas que ao baterem nas pedras propiciam um raro espetáculo da natureza. Um espetáculo de ondas e espumas. Sucessivas ressacas das marés vêm ao longo dos anos transformando o contorno da costa da praia. Localizada na Ilha Grande de Santa Isabel, a praia da Pedra do Sal é uma das mais belas atrações turísticas do Piauí.
Situa-se a 15 quilômetros da sede do município e é composto por um conjunto de rochedos graníticos que avança para o oceano Atlântico, dividindo a praia em duas partes. O rochedo é espetacular beleza natural e nele fica o farol, inaugurado em 1873. O nome Pedra do sal, seguindo a versão popular, vem das formações de sal nas concavidades das pedras graníticas, em virtude da evaporação das águas salgadas nelas depositadas.
Por Edilson Moraes Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário