A estratégia de vacinação da campanha nacional de 2011 contra a gripe do Ministério da Saúde tem público-alvo de 29,9 milhões de pessoas, divididas em três grupos: a população de 60 anos ou mais, os indígenas acima de seis meses de vida, as crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde. A meta é imunizar 23,8 milhões de brasileiros, 80% do púlblico-alvo. No Piauí, haverá doses para 459.259 pessoas e meta de 367,4 mil imunizações.
A 13ª Campanha Nacional de Vacinação será realizada de 25 de abril a 13 de maio. Serão abertos 65 mil postos em todo o País. O Dia de Mobilização Nacional ocorrerá no dia 30 de abril. A vacina protege contra o três principais vírus da gripe que circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da Influenza A (H1N1), que já foi chamada de gripe suína.
A vacinação foi ampliada para as crianças, gestantes e profissionais de saúde, levando em consideração estudos epidemiológicos e a observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente a Influenza. Idosos, crianças até dois anos e gestantes são os grupos mais vulneráveis, se gripadas, a pneumonias bacterianas e ao agravamento do quadro de diabetes e hipertensão. As crianças farão duas imunizações, meia dose de cada vez. Os pais deverão levá-las ao posto 30 dias após a primeira aplicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário