Por Emanuela Pinto
Durante solenidade no Palácio de Karnak na manhã de hoje (18), o governador Wilson Martins entregou a nove prefeitos as chaves de 28 ambulâncias do SAMU. Só receberam as unidades de saúde móvel as cidades que realizaram a capacitação exigida. O estado disponibilizou 78 ambulâncias. Foi elaborado o projeto de regionalização e irá descentralizar as ambulâncias para os municípios.
Elas foram financiadas pelo Ministério da Saúde e o Estado se responsabilizou pela capacitação dos profissionais e por equipar as ambulâncias. O investimento custou mais de R$ 3 milhões. Cada veiculo custou R$ 109 mil.
O governador anunciou que no próximo dia 30 será inaugurada a Central Regulação Médica do Piauí que vai funcionar na BR 343 e vai dar suporte ao sistema de urgência. O Ministro da Saúde será convidado para a solenidade. “Vamos oferecer um sistema de referência, contra-referência e com regulação. Esperamos assim melhorar o sistema de saúde do Piauí”.
A Secretária de Saúde, Lilian Martins afirmou que deseja que com a aquisição dessas novas ambulâncias os municípios possam tratar a população sem ter sempre a necessidade de recorrer à Teresina.
“A função de uma ambulância não é somente fazer transporte de pacientes, mas sim de fazer o atendimento a quem precisa. Os municípios terão que deixar de recorrer a Teresina em todos os casos. Os profissionais também terão que ter sensibilidade e conscientização de como usar esse mecanismo importante”.
A coordenadora estadual do SAMU, Cristiane Rocha Leal, afirmou que ao passo que os demais municípios foram se capacitando as 46 ambulâncias restantes serão entregues.
“Quando encerrarmos a capacitação é que vamos entregar as outras viaturas. Terminando o trabalho no sistema móvel, vamos realizar a capacitação nos hospitais e pronto atendimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário