No lado considerado calmo, da praia da Pedra do Sal, as águas avançaram bastante fazendo com que os banhistas se mantivessem sob as barracas ou nas calçadas próximas ao estacionamento.
No lado em que as ondas são mais fortes, o que pode ser observado, além da presença de banhistas, é que muitos surfistas aproveitaram as altas ondas para realizarem suas manobras.
O fenômeno que acontece na praia da Pedra do Sal desde este sábado e que vai até segunda-feira, se repete a exemplo do que aconteceu em junho e agosto de 2009 e, mais recentemente, em fevereiro de 2011.
Em junho de 2009, o repórter Francisco Brandão entrevistou o oceanógrafo Luiz Roberto Dalpoggetto que explicou: "esse tipo de maré ocorre pelo menos uma vez por mes. Como elas são combinadas com o fator climático que as potencializa, esse regime de maré ingressa contra a costa com um pouco mais de rigor, exatamente, nesse momento em que ele acaba atingindo pontos na praia e que acaba de forma indesejada, atingindo construções e edificações posicionadas nos locais errados".
Veja matéria completa!
Dora Rodrigues para o Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário