Borrifação no quintal da residência da 1ª vítima por dengue hemorrágica em Parnaíba.
Diante da morte de um paciente por febre hemorrágica da dengue, no dia 07 de março, a Prefeitura de Parnaíba, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, concentrou equipes de campo numa operação de bloqueio de foco.
A operação iniciada na manhã desta terça-feira (08) consistiu em pulverização de toda a área compreendida nos nove quarteirões do entorno da casa onde residia o paciente. Nesta área foi aplicado inseticida por meio de equipamento fumacê e todas as casas serão vistoriadas para averiguar a possível existência de focos do mosquito aedes aegypti. A Prefeitura já vem executando regularmente ações de combate ao mosquito da dengue através de várias equipes de campo.
A causa da morte, segundo declaração de óbito do Hospital Dirceu Arcoverde, aponta choque séptico e febre hemorrágica da dengue, o que foi atestado após análise e acompanhamento clínico. Este fato motivou a Secretaria de Saúde do Município a instaurar investigação epidemiológica, por meio da Gerência de Epidemiologia.
A melhor instrução da investigação epidemiológica seria efetivada caso o Hospital tivesse solicitado a sorologia específica para Dengue, o que permitiria a confirmação laboratorial do caso. Nesta segunda-feira, Karliane Uchoa esteve no Hospital Dirceu Arcoverde e recebeu a informação de que o laudo foi dado em razão da avaliação clínica, pois os médicos verificaram que toda a sintomatologia clínica era compatível com o quadro de Dengue Hemorrágica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário