quinta-feira, 10 de março de 2016

Tartarugas marinhas são liberadas de artes de pesca no Timonha/Ubatuba (PI/CE)

Na última semana, quatro tartarugas marinhas, da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde ou aruanã, foram encontradas em currais de pesca instalados no estuário dos rios Timonha e Ubatuba, localizado na divisa dos estados do Piauí e Ceará.
Os currais de pesca são acompanhados pelos técnicos do Projeto FaunaMar, executado pela Comissão Ilha Ativa – CIA e apoiado pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza. Quando localizados, os animais são identificados quanto à espécie, avaliados externamente e coletados dados como comprimento e largura da carapaça; e peso.
3
2
O técnico Waldemar Justo explica que pescadores da região são orientados a liberar as tartarugas que ficam aprisionadas nos currais. “Nosso trabalho acontece em parceria com os pescadores, que é fundamental para a conservação das espécies. Além dos dados coletados, nosso trabalho é também sensibilizá-los para a soltura dos animais e isto vem acontecendo”.
As quatro tartarugas encontradas foram liberadas juntos aos pescadores, um momento de grande troca de informações entre técnicos e pescadores e fortalecimento da parceria.
1
A CIA agradece a parceria das comunidades de Cajueiro da Praia (PI); Chaval e Bitupitá-Barroquinha (CE).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...