terça-feira, 15 de março de 2016

Pilhas e baterias ameaçam a vida no planeta

No cotidiano as pessoas passam a utilizar pilhas e baterias em muitos dos seus eletrodomésticos, mas na hora do descarte não tem nenhuma preocupação de onde vão descartar. Isso acontece muitas vezes pela falta conhecimento dos malefícios que são causados a saúde.
pilha
Pilhas e baterias parecem inofensivas, mas representam um grave problema. No Brasil, cerca de 800 milhões de pilhas são produzidas por ano, a maioria delas (80%) são constituídas de zinco, carbono e os outros 20% de pilhas alcalinas. Nos dois tipos de pilhas há presença de mercúrio (0,025%-1%).
Esses materiais quando jogados no solo liberam componentes tóxicos - cádmio, chumbo e mercúrio – que passam contar o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos, afetando toda a espécie de vida da cadeia alimentar.
O cádmio é cancerígeno. O mercúrio, o chumbo e o cádmio são metais altamente tóxicos, afetam o sistema nervoso central, os rins, o fígado, os pulmões. O mais agravante é que estes elementos químicos são bioacumulativos, podem ficar retidos no ambiente durante milhares de anos.
CAM00921
A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA n° 257/99, artigo primeiro, cita que “As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como os produtos eletroeletrônicos que os contenham integrados em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, [...].
O que fazer então com as pilhas e baterias? A CIA há muito tempo vem buscando parceiro para entregar as pilhas que são encontradas nas campanhas de limpeza.
Evite colocar esses materiais usados junto com o restante do lixo, separe-os e envie para locais de recepção própria.
CAM00920
No Parnaíba Shopping, no município de Parnaíba, na loja Universal Informática existe um depósito que recolhe pilhas e baterias. Vamos fazer a nossa parte.
Fonte: http://www.mma.gov.br/port/sqa/prorisc/pilhasba/coletas/corpo. ou http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/pilhas-baterias-usadas-perigoso-lixo-toxico.htm

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...