terça-feira, 22 de março de 2016

Projeto Pesca Solidária registra grupos de peixes-bois durante monitoramento simultâneo

O Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e executado pela Comissão Ilha Ativa – CIA, realizou o monitoramento simultâneo do peixe-boi marinho. A equipe do Projeto responsável pela pesquisa do peixe-boi, em parceria com os pescadores de Cajueiro da Praia, fez o acompanhamento embarcado ao longo de 3 trechos pré-selecionados.
O grupo foi dividido, afim de acompanhar simultaneamente os trechos do rio Carpina/rio Ubatuba, Barra/Pontal do Socó e rio do Guabiru/Timonha, com o objetivo de estimar o números de indivíduos que ocorrem no estuário Timonha e Ubatuba.
“A atividade possibilitou o acompanhamento de diversos trechos e assim verificar o menor número de indivíduos na área de trabalho. Tivemos um resultado de 10 indivíduos apenas no rio Carpina, com presença de 2 filhotes, e isso motivou a equipe e também os pescadores que participaram da atividade, uma vez que a avistagem dos bichos desde dezembro estava sendo nula”, ressaltou Nathalya Couto, técnica do Projeto.
“Vínhamos observando algumas características ambientais e ações humanas que poderiam está relacionada com a ausência do animal na área de estudo. E essa ausência, estava preocupando, não apenas a equipe técnica, como também os pescadores de Cajueiro e Chaval, que passaram a relacionar a diminuição da quantidade de peixes com a ausência do bicho. Neste sentido, fizemos uma reunião com alguns pescadores, e foi onde surgiu a ideia de se realizar monitoramento simultâneo embarcado ao longo de diversos trechos. O resultado foi bastante positivo e a ideia é que essa atividade tenha continuidade, em parceria com a comunidade; pois assim conseguiremos relacionar a importância da conservação do peixe-boi marinho, com o meio ambiente em geral, e reforçar que o peixe-boi como espécie guarda-chuva, mantém o equilíbrio do estuário”, explica Liliana Souza, responsável pelo monitoramento.
“Ver o resultado da atividade, a empolgação e o empenho de toda equipe na realização das atividades, só aumenta a vontade de continuar na proteção desses animais. E vamos está apoiando e trabalhando juntos nessa causa”, afirma Claudio Veras, barqueiro e guia de turismo.
O Projeto Pesca Solidária agradece a participação da comunidade na execução da atividade para o alcance do resultado. E principalmente em buscar maior conhecimento sobre o meio ambiente e assim se empenhar na sua conservação.
Projeto Pesca Solidária registra grupos de peixes-bois durante monitoramento simultâneo | Comissão Ilha Ativa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...