sábado, 21 de fevereiro de 2015

Documentários: Ivan ( Os olhos almáticos de Ivan)

Ivan, O Talento De Um Cego :


Talvez o único equívoco deste pequeno grande documentário seja seu título. Deve ser porque eu entenda a cegueira, essencialmente, como uma antagonista da sensibilidade. Quem de nós, afinal, consegue enxergar o amor de um cão ou a liberdade de um pássaro? Quem vê as coisas como (não) são e ainda sim vai a luta sem (e com) medo?

Objeto e Observador: Há um trem bala no caminho. Há uma tartaruga idosa junto a ele. O trem bala está perdendo. Sentir é muito lento. É a velha máxima do ponto de fuga que existe na iminência das perspectivas do horizonte e da dimensão. E pela cláusula única do contrato do futuro, somos todos cegos pelo próprio destino. Portanto, atribuir cegueira a qualquer pessoa é redundância.

Ademais, a TV Bonomia, com sua proposta documental e profunda, nos traz à luz da reflexão sobre o modo que tratamos os ditos marginais de uma sociedade cada vez mais ávida por adequação. Nesse pressuposto, Ivan é quase um Profeta Gentileza sem literatura. Sua grandeza está nos gestos. E a rua é, de fato, seu maior legado. Ivan é um pergaminho invisível onde a vida vai tatuando seus entretantos, todos os dias. Seja no centro da cidade, na loteria da Presidente Vargas, seja na rodoviária, enquanto os notívagos se alimentam de encontros e despedidas.
Ivan é um mundo onde tudo o que se precisa pra viver é sonho, coragem e coração.

 
Documentários: TV Bonomia/Matéria: Parnaíba Criativa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...