quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Desconfiança: TCE-PI vê indícios de fraudes em licitações feitas durante o carnaval

Órgão de controle vai investigar licitações que sete prefeituras do Piauí fizeram durante o carnaval. A prefeitura de Ilha Grande do Piauí está entre as sete.

Conselheiro Kennedy Barros alega que data pode
atrapalhar controle social
Após O DIA noticiar que sete prefeituras do Piauí realizaram licitações durante o período de carnaval, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Kennedy Barros disse que o órgão vê a situação como indício de fraudes. “Todos os processos de licitação são investigados, mas estes realizados no Carnaval, na Semana Santa, muitas vezes em horários que dificultam o interesse de empresas, já são vistos pelo TCE como agravantes. Por isso, vamos ter um olhar mais cuidadoso com eles, pois eles causam uma desconfiança”, disse o conselheiro.

Entre segunda-feira (16), terça-feira (17) e quarta- -feira (18) de cinzas, quando os órgãos públicos estão fechados, as prefeituras de São Francisco do Piauí, Itaueira, Morro Cabeça no Tempo, Flores do Piauí, Ilha Grande, Marcolândia e Buriti dos Montes realizaram 12 licitações que juntas somavam mais de R$ 2 milhões.

Ainda para o conselheiro Kennedy Barros, o fato de a licitação ser realizada em um feriado não configura como crime, no entanto, é um indício claro que pode atrapalhar o controle social feito pela população. “Trabalhamos com um processo rigoroso e questionamos o que leva uma prefeitura marcar uma licitação para uma data desta. Dá margem para questionar possíveis falhas na licitação”, pontuou Kennedy Barros.

Arinaldo Leal ressalta que prefeitos não
o fazem por má-fé
Arinaldo Leal ressalta que prefeitos não o fazem por má-fé
Ao ODIA, o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Arinaldo Leal, explicou que existe uma orientação do órgão para que prefeituras não realizem licitações em feriados. “Ocorre que muitas vezes os editais são lançados muito tempo antes das licitações, e acabam caindo no período do Carnaval, mas não é por má-fé. Além disso, como foram amplamente divulgados, se as empresas tiverem interessadas em participar, elas vão participar do processo”, justificou o presidente.

Edição do Jornal da Parnaíba
Por: João Magalhães - Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...