No último sábado, dia 16, foi realizado uma Roda Griô na comunidade de Canárias, município de Araioses, Maranhão. Essa atividade foi realizada pelo Projeto APA VIVA, que tem o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Costa Atlântica.
A roda griô é uma atividade onde os moradores compartilham suas historias e memórias em um momento de muita alegria, dança e música. Assim aconteceu a roda griô na comunidade de Canárias, onde os moradores chegavam e se integravam na atividade que rememora o passado, de resgate das lembranças de como era a comunidade no início do seu povoamento e das atividades que eram desenvolvidas pelos moradores locais. Nesse ambiente os contadores sentaram na cadeira da contação e viajaram no seu tempo antigo que viveram e vivem na comunidade de Canárias.
Na atividade, houve a presença de 56 comunitários e muitas crianças. Os mais jovens ouvem as histórias e memórias dos mais velhos e tornam possível a preservação da cultura dessa Ilha de Canárias, que é a segunda maior ilha do Delta do Parnaíba.
Ao final, os moradores colocaram que esse tipo de atividade deve ser fortalecido, pois garante a salvaguarda da identidade desses comunitários e firma a valoração dos conhecimentos tradicionais desse povo.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário