No período de 18 a 22 de agosto, o projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, teve participação no IV Encontro SESC Povos do Mar, que aconteceu na colônia Ecológica Sesc Iparana, em Caucaia – CE.
A participação se deu pela coordenadora de pesquisa, Francinalda Rocha, que vivenciou oficinas, exposições, trilhas, passeios náuticos, apresentações artísticas que permitiram uma imersão nas práticas cotidianas de pescadores, artesões, brincantes, povos indígenas e quilombolas residentes no litoral do Ceará.
Esse encontro foi dividido por diferentes eixos: feito à mão (congregou artesãos com O que é realizado pelas mãos); saberes, sabores e saúde (socialização de práticas alimentares e de medicina caseira); meio ambiente e sustentabilidade (experiências de ONGs e turismo de base comunitária); cantos, danças e brincadeiras (expressões artísticas comunitárias); exposições, vivencias e instalações (estaleiro de peixe seco e outras).
Essa experiência vivida proporcionará novas contribuições na convivência com os pescadores do estuário do Timonha e Ubatuba, visto que poderá ajudar nos processos de desenvolvimento local a partir dos aspectos culturais que ainda necessitam ser mapeados dentro dessa região e ainda complementarão os conhecimentos tradicionais dos pescadores locais.
A CIA agradece a oportunidade de participar de cada espaço desse encontro e parabeniza os realizadores pela iniciativa que cada vez mais proporciona a autoestima dos pescadores e artesãs do Ceará.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário