sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pesca Solidária realiza roda griô em Cajueiro da Praia

No dia 5, às 19h, o projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, realizou uma Roda Griô no Conjunto Habitacional Nosso Lar, no município de Cajueiro da Praia. O objetivo dessa roda foi resgatar as histórias e memórias dos moradores do Estuário dos rios Timonha e Ubatuba; principalmente as histórias relacionadas ao uso desse ambiente, com sua rica fauna.
DSC_0220
Na ocasião, cada participante recebeu um pedaço de madeira para formar a fogueira que foi acesa, simbolizando o elemento fogo. Depois disso os participantes lavaram as mãos em uma vasilha que simbolizava as águas do estuário, para firmar laços de respeito com esse lugar.
Assim, foi iniciada a roda da contação de histórias e memórias. O encontro aconteceu com muita animação ao som de músicas cantadas, acompanhados de instrumentos musicais para relembrar o passado. Os moradores sentavam na cadeira da contação e relembravam sua infância: uma história de pescaria, da atividade da roça, dentre muitas.
A equipe do Pesca Solidária agradece a acolhida dos moradores e pela confraternização preparada pelas mulheres, com comidas à base de Sururu e peixe assado na brasa.

DSC_0186

DSC_0181
DSC_0174
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...