quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cia representa o Piauí no VIVA A MATA 2012 em São Paulo

A Comissão Ilha Ativa – Cia esteve presente ao VIVA A MATA que é considerado o maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica. A edição de 2012 veio com o tema “nosso verde também depende do azul”, destacando a importância dos rios e mares. 
O evento ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2012, na arena de eventos no parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo/SP.
O objetivo do evento foi conscientizar a sociedade e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, com exposição de projetos, oficina de origami e plantio de mudas, palestras, debates, teatro, jogos e diversas outras atrações.
A Comissão Ilha Ativa foi a única ONG que representou o estado do Piauí em todo o evento, apresentando as ações realizadas pela instituição, principalmente os resultados do Projeto RESEX Cajuí, desenvolvido na parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica com o apoio do Programa Costa Atlântica e o Projeto Tartarugas do Delta, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental em estande temático “Costa Atlântica”. Lá, a Cia lançou a cartilha “Sociobiodiversidade da Ilha Grande de Santa Isabel (PI): Um olhar da comunidade visando à Reserva Extrativista Cajuí”, no auditório principal do evento.
Estiveram presentes organizações, instituições, associações e reservas particulares (RPPNs) de 14 Estados brasileiros, em um total de 75 os expositores distribuídos pelos 18 estandes divididos em  13 temas – Costa Atlântica, Centro de Experimentos Florestais, Produtos Sustentáveis, Áreas Protegidas, Ações Regionais, Educação Ambiental, Fauna e Flora, Reciclagem, Lagamar, Água, Túnel dos Sentidos, Oficina de Plantio e Empresas pela Mata Atlântica. O estande “Costa Atlântica” foi divido entre a Comissão Ilha Ativa, representado pela economista Fátima Crespo, e instituições como Instituto Baleia Jubarte, Instituto Recifes Costeiros, Associação Guajiru, Associação Mar Brasil, Instituro Biota de Conservação, PRÓ-MAR, Projeto Tamar, Ecosurfe, Amigos do Oceano e outros.
Os projetos desenvolvidos pela Cia provocou interesse em diferentes públicos, desde crianças, visitantes do parque, pesquisadores e representantes de diversas ONGs presentes e com trabalhos afins.
O último dia de evento foi marcado ato público a favor do veto do novo Código Florestal, com o tema #VetaTudoDilma! pediu que a presidente Dilma Rousseff recuse a sanção do novo Código Florestal, que foi aprovado na Câmara no último dia 25 de abril. Esta foi a última manifestação pela proibição do código, porque na próxima sexta-feira, 25, Dilma terá que decidir vetar ou aprovar, seja totalmente ou parcialmente, o Código Florestal.

Segundo o diretor de Políticas Públicas do órgão, Mario Mantovani, a aprovação do Código Florestal vai na contramão da opinião pública. “Chegamos a 1,8 milhão de assinaturas contrárias a esta aprovação. Portanto, a mobilização não é geograficamente localizada, é uma campanha nacional e internacional, uma atitude de cidadania.”
O ato que durou de 10h às 13h do dia 20 contou com a participação de cerca de 2 mil pessoas. Quem também participou do ato foi o ator e ativista Victor Fasano. Ele ressaltou que esta foi a última chance de a sociedade para pedir o veto à presidente. “Quem vai decidir o futuro do Brasil somos nós.
Cabe lembrar que graças a uma árvore nosso país se chama Brasil. Portanto, vamos continuar nos diferenciando das demais nações pelo que temos de mais importante, a nossa biodiversidade.
Ascom
Edição: Thiago Pires/ Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...